Competições esportivas reúnem estudantes de 37 escolas em Jequié

Foto: divulgação

Os estudantes da rede estadual estão participando das finais regionais dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) em todo o Estado. No Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), cerca de 1.500 alunos estão concentrados durante cinco dias, na cidade, para as competições de futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, karatê, judô e atletismo. Ao todo estão envolvidas 37 escolas de 12 municípios. A abertura foi realizada na terça-feira (8) e os jogos seguem até o próximo domingo (13).

"Os jogos estudantis em nosso NTE extrapolaram todas as expectativas. Tivemos uma participação recorde na edição de 2017. Saímos de 17 unidades escolares em 2015, 21 em 2016 e 37 este ano, contando inclusive com uma unidade federal e seis municipais. Foi um sucesso", comemora o diretor do NTE, José Calais.

A professora e organizadora do evento, Suzeane Almeida, destaca a importância da final regional. “É um projeto que mobiliza diversas escolas e motiva os estudantes a praticarem esportes nas unidades. Para o evento, foi montada uma estrutura de logística para recepcionar todas as equipes e promover a integração das escolas do NTE 22, em Jequié. São duas categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, no masculino e feminino. É um momento único”, afirmou.

Já em clima de competição, o estudante Wesley Santana, do Colégio Estadual José Araújo Pereira, no município de Gongogi, fala do excelente início em sua participação na natação, realiza no Complexo Poliesportivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). “Tive bons resultados com o 1º lugar, nos 100m, e 2º lugares nos 50m e 25m. Isso mostra a importância da nossa dedicação e apoio da escola, já que não temos uma piscina e aproveitamos a forte ligação dos moradores da cidade com o rio local para treinarmos em suas águas”, contou.

Para o estudante William Nascimento, do Colégio Estadual César Borges, no município de Jequié, a participação no futsal e atletismo está sendo uma boa experiência. “É a primeira vez que estou participando do Jerp e está sendo muito divertido. Vim de uma escola particular e não tínhamos um evento deste. Espero ganhar uma medalha, mas participar já é um grande prêmio para mim e todos os outros estudantes que estão competindo”, disse.

As finais regionais do Jerp também seguem esta semana nas escolas dos Núcleos Regionais de Amargosa (NTE 09) e Vitória da Conquista (20).