Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Começam os cursos e oficinas dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura na capital e no interior
Começam os cursos e oficinas dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura na capital e no interior
Publicado em seg, 11/03/2019 - 14:31 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: divulgação
Os estudantes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Barreiras tiveram, nesta segunda-feira (11), as aulas inaugurais dos cursos e das oficinas oferecidos neste semestre. Promovidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e direcionados aos alunos da rede estadual matriculados no 9° ano, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou na Educação Profissional e Tecnológica, os cursos acontecem no contraturno das aulas regulares. Já no CJCC de Senhor do Bonfim, as aulas começam na quarta-feira (13) e no CJCC de Vitória da Conquista, na próxima segunda-feira (18). No CJCC de Itabuna, por sua vez, as atividades começaram no último dia 25/2.
No CJCC de Salvador, estão sendo oferecidos 22 cursos, com a participação de 480 estudantes, nos três turnos, entre os quais os de Robótica; Piloto virtual; e Cosplay. Wendel Diego Cruz, 17, 1º ano do Colégio Estadual Anísio Teixeira, conta que foi incentivado por um colega a participar das oficinas do CJCC. “Fiquei curioso em complementar meus conhecimentos em áreas que gosto muito. Daí, decidi participar dos cursos de Robótica e de Games. Estou com ótimas expectativas porque já deu para ver que o trabalho aqui é bem dinâmico e aprendemos na prática”.
A diretora do CJCC de Salvador, Isabel das Virgens, fala sobre a importância das oficinas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “A iniciativa da SEC é fundamental na complementação da Educação dos nossos estudantes. E o mais interessante é que eles têm liberdade de escolher o curso da sua preferência. Então, eles chegam aqui com total disponibilidade e interesse em ganhar novos conhecimentos, a partir de atividades práticas, melhorando, assim, o seu desempenho escolar na Educação regular”, pontuou a gestora.
Em Barreiras, os estudantes do CJCC têm à sua disposição 20 cursos. O estudante Artur Donato, 16, aluno do 1º ano do Colégio Estadual Antônio Geraldo, se matriculou em dois cursos: ‘Meu primeiro aplicativo’ e ‘Do ato ao teatro’, e fala sobre suas expectativas. “É a primeira vez que participo das oficinas do CJCC e fui incentivado por uma professora da minha escola. Estou adorando porque gosto de arte cênica e tenho interesse em fazer um aplicativo ligado à academia de ginástica. Já vi que vou aprender muito porque as aulas são práticas”.
O significado das oficinas e cursos do CJCC na vida escolar dos alunos da rede estadual é ressaltado, também, pela diretora do CJCC de Barreiras. “Essas atividades realizadas pelos CJCC potencializam o aprendizado teórico que os estudantes têm na sala de aula regular, principalmente porque trabalhamos muito a prática, o que facilita a compreensão dos conteúdos”.
Sobre os Centros Juvenis
Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos.
Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos.
Oferta de cursos e oficinas por CJCC:
Salvador - Biotec; Jogos teatrais; Corpus; Culturama; Movidance; Papéis interativos; Ecociências; Pense grande; Embaixadores da ciência; Piloto virtual; Eu, escritor; #Partiumuseu; Investigação científica; Giro da física; Inglês; Filme, edite e publique; Ser e grafias; Fotografia; Robótica; Games; Música; e Garagem de aplicativos.
Jequié - Na crise eu crio - Empreendedorismo sustentável; Desenvolvendo games com scratch - (em 3 modalidades); FotAção; Oficina da palavra; Ilusão (f)ótica; Hqs em série; Eu poeta; Vem ser, seu principal desafio; Teatralizando; Imersão no inglês; Bioquímica de alimentos; Qual a música que te toca?; Universo do cosmaker ao cosplay; Estampano – Desenho; molde e carimbo; e Montagem e programação de robôs.
Itabuna - Escrevivências, Literatura Encena; Trilhas na Mata Atlântica; Dança, Corpo e Movimento; Robótica; Modelagem tridimensional; A arte de Reciclar; Desvendando o DNA; Cosplay; Ciência Fantástica dos Super-Heróis; English's Club; I Love English e A Medicina das Plantas.
Senhor do Bonfim - História em cinema; Viva a diversidade; Vibe dance;Teatro C; Esporte interativo; Experimentoteca maker; O invisível mundo microbiano; Clube de Ciências; Crush VIP; Carpie diem; No limite da matemática; A história da matemática; Geometria em ação; Empreenda; #Easymática; Poescria; Eu escritor cordel; Click juvenil; Robótica livre; e Reinvenção das coisas.
Barreiras - Reciclaê; Trilhas do Cerrado; Scratch; Por trás da canção; Meu primeiro emprego; Vida de inseto; Cozinha criativa; Do ato ao teatro; Circuito elétrico; Tribos urbanas; O X da questão; Balaio das artes; Empreenda!; Trilhas do Território de Identidade; Audiovizoom; Robótica; Choque cultural; Circuitos elétricos; e Um ponto no mapa.
Vitória da Conquista - Robótica; Mundo invisível; Mutantes; Studio plantas; Quadrinhos em rede; Cosplay; Aventuras em série; F5; Fanfic;1+1 É mais que 2; Na medida - IEED/Normal; e É da $ua conta? – Polivalente.
Feira de Santana - Jogos de tabuleirão; Heurécka; Papéis interativos; Corrida espacial; CSI; English conversation for beginners; Literatura periférica; Solta a batida!; Ideias que rendem; Libras para iniciantes; e Dobraduras e jogos.
Notícias Relacionadas
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova