CJCC de Salvador promove oficina on-line de produção de textos literários

Palavras-chave:

Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador que participam da Oficina #euescritor criaram o “Literatos”. Trata de um projeto que reúne textos com traços autobiográficos, micro-contos, poemas e outros formatos, escritos pelos próprios alunos, cada um com suas características, gostos, preferências e formas próprias de escrever. A produção textual é divulgada no Instagram, no endereço https://www.instagram.com/_literatos/. Além dos posts dos textos produzidos pelos alunos durante a oficina, a página traz dicas de leitura e depoimentos, entre outros atrativos literários.

A professora Edilvânia Barros, responsável pela oficina junto à colega Beth Maluf, relata que o grupo é composto por 22 estudantes escritores. “Penso que a oficina é uma oportunidade para os estudantes se familiarizarem com técnicas de escrita literária, o que abre um leque para o contato com a própria Língua Portuguesa e sua literatura. O objetivo do ‘Literatos’, no caso, é socializar as produções literárias dos estudantes. Os temas são variados e podem estar conectados a fatos do cotidiano e, principalmente, à vida deles”.

Rodrigo de Sousa, 17, aluno do 2º ano do curso técnico de nível médio em Eletrotécnica, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM), em Camaçari, conta sobre a experiência. “Foi uma experiência extraordinária poder lidar com a didática da pró Edilvânia, pois ela nos passa conteúdos técnicos e diversos. Tais conteúdos me fizeram desenvolver minha escrita e ter menos inibição para escrever. Pude compartilhar minhas escritas com meus colegas e ter acesso aos textos deles, fazendo uma troca sensacional de artes e realidades de pessoas de vários lugares da Bahia”.

A estudante Alice Pacheco, 16 anos, 2º ano do curso técnico de nível médio em Química, do CETEP-RM, também fala de sua experiência em participar do “Literatos” e da Oficina #euescritor. “Consegui abranger o meu conhecimento, melhorei a minha escrita e aprendi muito com os meus colegas escritores. Na minha opinião, o projeto Literatos é importante pois podemos mostrar as nossas obras e inspirar outras pessoas a escreverem. Acho que esse projeto dá asas a futuros escritores”, contou a estudante que produziu um texto baseado na música “Portas”, da Marisa Monte.

Notícias Relacionadas