Centros estimulam pesquisas científicas para a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

Os Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional da rede estadual estão mobilizados para a produção de trabalhos científicos e desenvolvimento de tecnologias sociais que deverão ser apresentadas em Salvador, no mês de setembro, durante a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Feira é um espaço de divulgação e popularização das tecnologias sociais produzidas por estudantes e professores e que, na maioria das vezes, representam ações de intervenções sociais que beneficiam a comunidade e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade onde estudam e vivem. Experiências de tecnologias sociais produzidas pelos estudantes da Educação Profissional da Bahia podem ser conferidas aqui.

Para estimular a participação dos estudantes no evento e a prática da pesquisa entre a comunidade estudantil, o Centro Territorial de Educação Profissional Médio Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista lançou, nesta segunda-feira (8/07), o Concurso de Projetos intitulado “Ciência e Trabalho: uma articulação entre teoria e prática”.

Os projetos poderão ser entregues na direção do Cetep até o próximo dia 24 de julho em forma de maquete, banner e pôster. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto. Só podem participar estudantes regularmente matriculados no centro. Serão aceitos trabalhos em dupla, mas sempre com a orientação de um professor da própria instituição de ensino. Os projetos deverão articular teoria e prática e conter: tema, justificativa, hipótese, objetivos gerais e específicos, metodologia e resultados esperados.

A perspectiva é a de que os pesquisadores levem em conta a associação entre teoria e prática, com ênfase nas situações concretas de trabalho e outros princípios e diretrizes adotados pela Rede Estadual de Educação Profissional, como, por exemplo: as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens como base científica para o aprendizado das tecnologias; o território, a história e cultura, como base para a contextualização dos conteúdos, a intervenção Social e Construção de Conhecimentos (Tecnologias Sociais), como princípios pedagógicos, além de valores como solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social. Serão premiados dois projetos. Os vencedores ganharão viagem para participar, em Salvador, da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais, prevista para setembro.

Notícias Relacionadas