Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador abre inscrições para oficinas e promove atividades durante a FLIPELÔ

Palavras-chave:
Oficina no CJCC
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade pertencente à Secretaria da Educação do Estado (SEC), está com inscrições abertas para 15 oficinas gratuitas on-line e presenciais. Os estudantes da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio interessados devem preencher o formulário disponível aqui. Com carga horária de duas horas, as oficinas serão realizadas até o dia 15 de dezembro. Ao final de cada oficina, o participante recebe certificado e o mesmo pode ser validado nas Atividades Curriculares Complementares (ACCs). 
 
Dentre as diversas oficinas ofertadas, destacam-se: “Além da Robótica - tecnologia e história”; “Redação ENEM: discutindo temas e argumentos”; “E aí, ENEM? Dicas de resolução de questões”; “Oficina de Modelagem 3D (Blender 3D)”; “Cine Melanina: mostra de filmes e documentários em comemoração ao mês da consciência negra”; “Matemática em contexto”; “História.Doc - Eu curto história”; e “Projetando! Estrutura de projeto científico”; dentre outras.
 
A diretora do CJCC de Salvador, Isabel Cristina das Virgens, falou sobre a importância das atividades para o aprendizado dos estudantes. “As oficinas estão abertas para que os estudantes da rede pública aprendam de forma prática e lúdica, agregando saberes nas diversas áreas do conhecimento de forma presencial e on-line”.
 
FLIPELÔ 2021 -  O CJCC também está marcando presença na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ). Nesta quinta-feira (18), na Casa de Castro Alves, em Salvador, foi realizada a oficina “Lambe-lambe” (pôsteres artísticos colados) da obra do escritor Graciliano Ramos. Já na sexta (19), às 16h, será realizada, no YouTube do CJCC, a live da mesa literária #papodeescritor. Os jovens escritores serão convidados a dialogar com o público sobre as suas experiências de produção literária na oficina realizada no CJCC.
 
Oficina do CJCC na FLIPELÔ
A estudante Jeslane de Jesus, 16, 1º ano, da Escola Estadual de Vila de Abrantes, aprovou a atividade. “O espaço é muito legal e nós aprendemos bastante sobre lambe-lambe na oficina”, disse. Já o professor responsável pela atividade, Ives Quaglia, falou da atividade. “Os estudantes interagiram da melhor forma possível e eu estou muito satisfeito com os resultados da oficina”.
 
Sobre os CJCCs – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos, nas unidades existentes: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo dos CJCCs é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Notícias Relacionadas