Caixa Preta mistura arte com ciência e encanta estudantes

Com a ideia de misturar arte e ciência com o uso de hologramas, quimiluminescência, light paint e vídeos interativos, foi montado o projeto Caixa Preta, no 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola, realizado de quarta-feira (27/11) até esta sexta-feira (29/11), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na Itaipava Arena Fonte Nova. Desenvolvido pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), o projeto possibilita a imersão do estudante no campo da ciência num espaço com quatro ambientes e de fácil compreensão aos participantes.

Ao entrar, o participante inicia sua jornada por meio de recursos audiovisuais que criam um efeito com “chuvas” de palavras, onde as imagens são projetadas em todo o espaço. No próximo estágio, explica o coordenador do CJCC, Iuri Rubim, os estudantes são envolvidos numa brincadeira com hologramas que projetam imagens de monstros, brincando um pouco com sensação do escuro e do medo. A partir do terceiro ambiente, os participantes manipulam a luz por meio de reações químicas e na última fase, há uma interatividade com fotos e efeitos de light paints, onde os alunos tiram fotos do grupo e as “riscam” com luz, criando um resultado que é exposto em uma tela na área externa da caixa.

O estudante do 1º ano, Josenildo de Oliveira Jr., do Colégio Estadual Dr. Rogério de Souza, destacou seus ambientes preferidos. “A parte com light paint é muito bacana, pois brincamos com a luz. Os efeitos são bem divertidos”, diz. Ao total, os estudantes ficam por volta de 20 minutos para concluir todo trajeto. O estudante Paulo Costa, colega de Josenildo, diz que o mais interessante foi o holograma das imagens com monstros, mas ressalta: “Não senti medo, mas é muito bacana. Principalmente porque além das imagens, tem um pessoal que tenta nos assustar usando maquiagem e lanternas na sala escura,” destaca.

Notícias Relacionadas