Avanços da Ciência na escola são apresentados por estudantes

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes das escolas estaduais em Salvador estão participando ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) l, no Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador. Seja como visitantes ou expositores, os alunos acessam novos conhecimentos e visualizam, por meio dos mais diferentes projetos, a importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a vida em sociedade. Nesta quinta-feira (20), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou o evento juntamente com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab.
 
Pinheiro ressaltou que a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e o Empreendedorismo estão sendo cada vez mais trabalhados no currículo das escolas estaduais. “Nestes eventos, a gente tem a oportunidade de ter plataforma de apresentação do que já tem sido trabalhado em sala de aula nas escolas. A grande mudança que a gente tem buscado introduzir na rede pública da Bahia é a aplicação da Ciência na Escola, ou até em outro projeto mais ousado que estamos desenvolvendo que é o ‘Ciência em Sala de Aula’. Queremos acabar com aquele conceito de que sala de Ciências era a única sala na escola ou laboratório, ou ainda aquele velho laboratório de informática. A escola tem que ser, em todo o seu ambiente, pautada para a Ciência e conectada neste mundo de hoje”, afirma.
 
Pinheiro destacou a importância do evento no Cimatec, que ele considera um dos maiores centros de pesquisa do Brasil. “A Feira aqui dentro tem este contexto, trazer os estudantes, os pesquisadores que começam na sala de aula, para conhecerem o Cimatec, um centro plural, que deu um avanço considerável de ligação da pesquisa e do desenvolvimento com a aplicação prática, seja na área social, da saúde, da educação ou da indústria e, também, apresentar ao Cimatec o que os nossos alunos já conseguem fazer em sala de aula”, acrescenta.
 
Luis Felipe França, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rafael Oliveira, está entre os estudantes que estão expondo no Cimatec as experiências desenvolvidas no âmbito do Projeto Ciência na Escola. Ele explica como é o experimento científico denominado “Luz do lar: contextualizando o ensino e os circuitos elétricos´. “Nós estávamos estudando na teoria em sala de aula e nos foi proposto desenvolver isso de uma forma mais prática. Então, tivemos um estudo sobre voltagem e resistência elétricas para entender como acontece o circuito em paralelo, como atua em cada cômodo”, explica.
 
No estande da Secretaria, o professor Jaime Azevedo, da oficina de Game e Desing oferecida no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, unidade da Secretaria da Educação do Estado localizada no Colégio Estadual da Bahia (Central), explica aos estudantes como desenvolver um game. “Estou mostrando o Scratch, do Massachusetts Institute of Technology. Com esse programa, o aluno pode desenvolver um jogo. Aqui, nós mostramos a lógica de programação, para que, quando os estudantes forem fazer a oficina no Centro Juvenil, possam expandir mais isso e aprender a fazer programação avançada, com linguagem mais robusta e, também, a parte gráfica. Na oficina do Centro Juvenil eles vão aprender também a modelar em 3D, fazer pintura digital e a usar mesa digitalizadora”, acrescenta.

Notícias Relacionadas