Aula inaugural do Pronatec e Projovem Urbano

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Educação Profissional lotaram o auditório do Instituto Anísio Teixeira, nesta terça-feira (02/10), para a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que está sendo ofertado pela primeira vez em Salvador e é direcionado a jovens e trabalhadores entre 18 e 29 anos que estavam foram da escola. As aulas foram retransmitidas por videoconferência para 22 Diretorias Regionais de Educação.

O Projovem Urbano oferta 11 cursos na Bahia. Em Salvador, o programa beneficiará mais de 800 moradores dos bairros do Lobato, Periperi, Cajazeiras, Pero Vaz, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Boa Vista do São Caetano. Serão jovens e trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental (8ª série).

Com o Projovem Urbano, o estudante conclui o ensino fundamental, eleva a escolaridade e faz qualificação profissional. Os cursos têm duração de 18 meses. Neste período, o estudante terá uma bolsa auxílio mensal de R$ 100 , além de livros didáticos e fardamento. Ao final do curso, receberá certificados do ensino fundamental e de qualificação profissional.

Já o Pronatec, neste semestre, beneficiará 5.673 estudantes em 63 cidades, a exemplo de Salvador, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Brumado, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Irecê, Macaúbas, Barreiras, Itabuna, Itapetinga e Seabra. São 55 cursos de qualificação profissional, que serão oferecidos no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados. Ao concluírem o ensino médio, receberão o certificado de qualificação dos cursos pelo Pronatec podendo exercer uma profissão.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, disse que, com estes programas, o Governo do Estado avança na Educação Profissional. Ele lembrou que em 2006, a rede estadual contava com apenas 4.016 matriculados em cursos técnicos de nível médio. Agora, já são quase 60 mil beneficiados. “Os programas são voltados para jovens e trabalhadores para que se beneficiem e atendam às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade da Bahia”, afirma.

Motivação - Entusiasmada, a estudante Rosângela Pereira, do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, no Nordeste de Amaralina, comemorava a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional. “É maravilhosa essa chance que estamos tendo. É excelente porque está gerando mais oportunidades para a juventude”.

A manicure Renata Gonçalves, estudante do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Carlos Cerqueira, fará o curso de Eletricista pelo Pronatec no CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, no São Caetano. “Eu tinha medo de lidar com eletricidade, mas já superei isso. Este é um curso valorizado e acredito ser um indicativo para o mercado de trabalho”.

O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, lembra que a oferta destes cursos ocorre de acordo com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. Para ele, a oferta destas novas vagas, reflete o compromisso em proporcionar maiores oportunidades de formação profissional para jovens e trabalhadores. “Com a qualificação destes jovens e trabalhadores, o Governo do Estado estará reforçando o atendimento às demandas do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014 e das políticas de interiorização estaduais de saúde, agricultura, trabalho, esporte e cultura, além de demandas territoriais específicas”.