Atividades marcam aniversário do Centro Juvenil em Bonfim

Os estudantes da rede estadual que participam das diversas oficinas e cursos ofertados pelo Centro Juvenil de Senhor do Bonfim (385 km de Salvador) celebram o aniversário da unidade que está completando dois anos de implantação. O evento, nesta quinta-feira (12), aberto à comunidade contou com apresentações culturais e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes em diferentes abordagens criativas, científicas e tecnológicas.

Fotos: Acervo pessoal
No Centro Juvenil, os estudantes das escolas estaduais podem fazer uma série de atividades, no turno oposto ao qual estão matriculados, como cursos e oficinas relacionadas à pesquisa, ciência, cultura e tecnologia. Na celebração os estudantes e o público conferiram apresentações da filarmônica da União dos Ferroviários Bonfinenses, do grupo Juvenil Dance e da banda local Desafinados.

Os estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim Wemerson Campelo Silva, 15 anos, Kelen Iris Silva, 14 e Adriele Assis de Andrade, 13, que cursam oficinas no Centro Juvenil, surpreenderam a todos com uma apresentação coreográfica no estilo ‘Flash Mob’. Além disso, também participaram de uma quadrilha junina. Para a estudante Kelen Iris Silva, que faz as oficinas ‘Geometria em ação’ e ‘Esportes não convencionais’, na qual pratica Slackline, este é um momento de integração. “Foi muito divertido mostrar nossa coreografia no estilo fanfarra onde fizemos vários movimentos utilizando cabos de vassoura”, afirma.

“Gosto muito de fazer as oficinas daqui porque são estimulantes e nos ajudam com os estudos do colégio. Geometria em Ação é a terceira que eu faço e estou aprendendo muito sobre formas geometrias e cálculos de polígonos”, explicou Wemerson Silva. Já Adriele de Andrade afirma que sempre quis aprender um novo idioma e viu na oficina de Espanhol uma boa oportunidade. “As aulas são bem explicativas e interativas com músicas, vídeos e conversação para aprendermos as pronuncias das palavras”.

A diretora da unidade Janair Torres acredita que “o Centro Juvenil é de grande importância para as crianças e jovens da região, pois, garantimos aos estudantes da rede estadual o acesso a oficinas e atividades interdisciplinares com conteúdos que potencializam o estudo na escola regular. Hoje, estamos comemorando dois anos de muito aprendizado, inovação e estímulo criativo”, ressalta a gestora.

Fotos: Acervo pessoal
Os participantes ainda puderam praticar jogos como Xbox, xadrez, ping-pong e o esporte Slackline. Além disso, experimentos das áreas de Química e Física, como simuladores de tornado e hidrelétrica, reflexão luminosa, túnel infinito e cone duplo, foram expostos num espaço chamado de “Jardim do conhecimento” e que pôde de ser visitado pelo público.

Centros Juvenis - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Além de Senhor do Bonfim, a Bahia conta com o Centro Juvenil localizado em Salvador e mais três unidades que serão abertas, este ano, em Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. Com estas novas unidades, os Centros Juvenis vão beneficiar 11 mil estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e do 9º ano do Ensino Fundamental.