Atividades desenvolvidas por escolas estaduais ajudam a preparação dos estudantes na reta final para o Enem

A 15 dias da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro, os estudantes da rede estadual entram na reta final da preparação. São simulados, aulas especiais, videoconferência e resolução de questões que ajudam o aluno no desempenho da avaliação, que possibilita o acesso ao nível superior. O Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, por exemplo, promove simulado nas próximas quarta (16/10) e sexta-feira (17/10). Os simulados também acontecem nesta quarta (16/10) e quinta (17/10) no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula, e, na quarta (16/10), quinta (17/10) e sexta (18/10) no Colégio Estadual David Mendes Pereira, no Pau da Lima.

A expectativa para a realização do exame é grande entre os estudantes. Leonardo Mascarenhas, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, considera que as atividades realizadas na unidade de ensino são fundamentais. “Tenho a expectativa de cursar engenharia mecânica ou engenharia aeronáutica. As atividades são um reforço, uma preparação para o Enem, que é uma prova cansativa. Não é apenas uma prova mental, mas também física, porque são 4 horas de relógio, com muita leitura, e é cansativo”, disse.

Segundo a diretora da escola, Andreia Sarraf, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, os estudantes solicitaram a inclusão como uma maneira de irem se adaptando à realidade do exame. Andreia explica que tudo foi pensado para que o estudante, ao participar do simulado, possa dimensionar o máximo possível a prova do Enem. “A prova terá quatro horas de duração e a capa será igual à do Enem. O levantamento de conteúdo foi baseado em questões do Enem de anos anteriores, pertinentes aos assuntos que estão trabalhados em sala”, afirmou a diretora.

Foto: Equipe UC/IAT

Videoconferência – Ainda na quinta (17/10), acontece uma nova edição do projeto De Olho no Enem, que consiste na realização de aulas de revisão para a prova em formato de videoconferência, transmitida para todas as Diretorias Regionais de Educação e através do Portal da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O evento acontece das 8 às 12 horas e é uma parceria entre os programas Ensino Médio EM-Ação, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec).

De acordo com o professor articulador, Nailton Rocha, o projeto busca, ao mesmo tempo, reforçar a preparação para o Enem nas unidades escolares da rede estadual e aperfeiçoar esse conhecimento, fornecendo dicas sobre a realização da prova. “Na escola, mostramos as vantagens na realização do Enem, incentivamos a realização das revisões e apoiamos os professores, dando ideias de como podem abordar as questões do Exame. Já na videoconferência, fazemos uma síntese das principais competências exigidas, dos pontos aos quais os estudantes devem ficar atentos e de como as disciplinas são cobradas na prova”, explicou.

Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar aqui e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.

Benefícios – O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas federais e estaduais, por meio do Sisu, a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do ProUni, a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira, a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec, e à certificação do ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.

Notícias Relacionadas