Arte e cultura nas escolas movimentam cidades do interior

Foto: divulgação

Das salas de aula para os palcos. Esta foi a realidade de centenas de estudantes de escolas estaduais espalhadas pelo interior do Estado que, na quinta-feira (29), participaram da etapa regional dos projetos de arte e cultura. Em Itabuna (455 km de Salvador), os estudantes apresentaram suas criações nas áreas da dança, música, teatro, artes visuais, audiovisual e literatura, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento também contou com a participação de estudantes das escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Floresta Azul.

A estudante Áurea Alves Lima, 17 anos, do 3° ano do Colégio Estadual Fred Gedeon, de Floresta Azul, soltou a voz com a música “Os crimes foram esquecidos”, na seletiva do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE). “Minha música é um reggae e fala de uma garota que foi abusada e clama o luto e a dor que sente. Este é o meu último ano na escola e estou empolgada para representar a minha escola e região na fase estadual”, diz animada.

>> O assunto foi tema de matéria veiculada na TV Cabrália. Assista ao vídeo

Quem também se apresentou foi Alessandra Monaliza Conceição, 16, do 2° ano do Colégio Estadual General Osório, de Itabuna. “Gosto muito de participar do projeto Tempos de Artes Literária (TAL) porque amo poesia e a de minha autoria se chama ‘Ingratidão’, onde expresso um pouco da minha impressão sobre a realidade em que vivemos como a violência e a falta de ética dos políticos corruptos”, explica a estudante.

O professor de História, Erlon Costa, do Colégio Estadual Moysés Bohana, de Ilhéus, acredita que “os projetos de arte e cultura complementam toda a construção do conhecimento, valorizam as potencialidades dos estudantes em diversas linguagens”, destaca.

As apresentações nas escolas estaduais envolvem os seguintes projetos estruturantes: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Dança Estudantil (Dance), Canto Coral Estudantil (Encante) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).

Em Santa Maria da Vitória, a etapa regional será realizada, nesta sexta-feira (30), com o 2º Festival Cultural e Artístico dos Projetos Estruturantes da Rede Estadual. O evento acontece paralelamente em dois locais: no Salão de Festas Edival Santana, no Palace Hotel e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Também, nesta sexta-feira (30), os estudantes de Jacobina e região se apresentam no Encontro Estudantil de Arte e Cultura, na etapa regional dos projetos PROVE, TAL e FESTE, no Centro de Cultura Edmundo Isidoro dos Santos, a partir das 13h.