Aprendizado da Matemática é associado com alimentação saudável

Palavras-chave:
Os estudantes do Colégio Estadual Mario Costa Neto, localizado no bairro da Federação, em Salvador, estão aprendendo os conteúdos de Matemática através da associação com a alimentação saudável, saúde e bem-estar. Através do projeto “Equação da saúde”, eles calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC), o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) e índice de glicose. Além disso, também são estimulados através de jogos matemáticos confeccionados com materiais recicláveis como garrafas pet e produção de receitas saudáveis como sucos detox. A culminância do projeto foi realizada na tarde desta quinta-feira (10), envolvendo toda a comunidade escolar.
 
Fotos: Joseane Bonfim Ascom/Educação
Segundo a professora de Matemática, Ivete da Silva, o projeto tem o objetivo de tornar o aprendizado da disciplina mais fácil e conscientizar os estudantes sobre prevenção à saúde. “Quero que meus alunos vejam a Matemática como algo prazeroso, pois, ela está em tudo, até mesmo no ar que respiramos”, explica a educadora. 
 
Para o estudante Jorge Henrique Silveira, 14, do 8° ano, aprender Matemática nunca foi tão fácil e simples. Ele e seus colegas receberam atendimento de estudantes de Enfermagem da Faculdade Jorge Amado, em um estande montado no colégio. “Achei muito legal porque a enfermeira me pesou e mediu minha altura e, com essas informações, pude calcular na hora o meu IMC. Foi muito bom aprender na prática e ver que estou com o peso ideal”, diz animado. 
 
Já o estudante Thiago Oliveira, 15, do 8°ano, conta que aprendeu a resolver equações através do jogo “Roleta das equações”, confeccionado com um aro de roda de bicicleta. “Achei muito divertido porque interagimos com os outros colegas e todos podem aprender jogando. Na hora das provas resolvemos as questões de forma mais ágil. Também aprendi muito fazendo as receitas saudáveis calculando as quantidades dos ingredientes, a exemplo de tortas e sucos detox”, destaca.

Notícias Relacionadas