Aplicativo desenvolvido por estudantes da rede estadual ganha projeção nacional

Foto:Roberta Rodrigues/ Ascom IAT

Criado com o objetivo de facilitar a comunicação entre professores e estudantes, o projeto Ceativista (7vistas), desenvolvido pelos estudantes Kaíck Souza Pereira e Thiago Mendes Vieira, da Escola Estadual Arthur Vieira de Oliveira, em Anguera (BA), integra a equipe de projetos selecionados para a 30ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que será realizada de 26 a 30 de outubro, em Novo Hamburgo (RS).

O projeto é um aplicativo de agenda que possibilita a pais e alunos acompanharem as atividades, horários e comunicados emitidos pela escola, por meio de tablets ou celulares. “Ele amplia a interatividade educacional da escola, proporcionando a todos uma ferramenta para socializar as atividades desenvolvidas no ambiente escolar”, explicou o estudante. O aplicativo ainda tira dúvidas, orienta, avisa, indica fontes de pesquisa e adverte os estudantes para a execução das atividades.

Orientados pela professora Geiza Mendes, o projeto Ceativista (7vistas), foi premiado na IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba). Ação estruturante do programa Educar para a Transformar, a Feciba busca estimular a relação de ensino e de aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, por meio da pesquisa e experimentação. “Estar presente em uma feira como a Mostratec é mais uma oportunidade de divulgar o nosso projeto e poder despertar o interesse de professores e estudantes em utilizar o aplicativo”, destacou a profesora Geiza.

"Esta é mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho”, estudante Thiago Vieira

Recentemente, os jovens inventores fizeram uma exposição do aplicativo na segunda edição da Feira do Conhecimento, que integrou artistas, artesãos, universitários e estudantes das escolas locais do município de Anguera. “Esta é mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e interagir com as pessoas que estão cada vez mais interessadas em tecnologia”, disse Thiago Vieira. Para o professor de Matemática, Antônio Márcio Vasconcelos, o aplicativo despertou a atenção dos visitantes. “A comunidade viu como uma ferramenta muito útil e que irá facilitar o dia a dia dos estudantes, professores e pais”, ressaltou o educador.

Integração família e escola
Na capital, os alunos do Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro Jardim Armação, também trocaram experiências com familiares e a comunidade. Eles participaram, entre os dias 27 e 28 de agosto, da Feira de Ciência e Matemática, na própria unidade escolar. Os alunos apresentaram temas relacionados ao meio ambiente e alimentação saudável. “O objetivo foi conscientizar sobre hábitos de vida saudáveis, a partir de estímulos e trabalhos de ações que venham ressignificar na comunidade externa”, explicou Marta Leal, professora de Língua Portuguesa e articuladora da Educação Integral.

A estudante Halorana Costa, da 8ª série, disse que a feira foi importante para levar os estudantes a uma reflexão sobre os hábitos de vida. “Se cada pessoa fizer a sua parte, com certeza ajudará o mundo. Por isso, apresentamos trabalhos sobre a reciclagem e o reaproveitamento de alimentos como cascas de frutas e legumes na produção de receitas saudáveis e nutritivas”, ressaltou. A aluna do 3º ano, Denise Pereira Silva, 25 anos, reforçou: “quando reutilizamos os alimentos e reciclamos materiais, contribuímos para a sustentabilidade do planeta e, consequentemente, para a nossa saúde e qualidade de vida”.

Notícias Relacionadas