8ª Feira Baiana de Matemática apresenta 74 trabalhos na Itaipava Arena Fonte Nova

Na 8ª Feira Baiana de Matemática, que acontece dentro da programação do 2º  Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, o público pode conferir 74 trabalhos experimentais desenvolvidos nas escolas estaduais pelos estudantes, numa parceria entre a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a Secretaria da Educação do Estado Bahia. O evento, realizado pela Secretaria, segue até sexta-feira (29/11), na Itaipava Arena Fonte Nova.

A professora orientadora Joilma Araújo Oliveira fala com orgulho dos seus alunos Ilmárcia de Moraes Silva e Luis Ricardo Araújo Santos, da Escola Luz e Saber/APAE, no município de Valente. Eles, que têm necessidades educativas  especiais, estão envolvidos no projeto Aprender Matemática Brincando: jogo Roleta Magnética, cujo objetivo é estimular o processo cognitivo dos alunos da disciplina matemática a partir de atividades lúdicas. “A roleta magnética utiliza várias tampinhas de garrafa PET e ímãs de rádios velhos para trabalhar a adição. Ilmárcia, que é usuária de cadeira de rodas, faz todo o processo do jogo com os pés”.   

Já a produção de sabão a partir do uso dos conhecimentos da matemática é a proposta do projeto dos estudantes Murilo Bamberg e Luís Henrique Muricy, ambos de 10 anos, da 5ª série da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo, em Senhor do Bonfim. “A partir do nosso projeto Sustentabilidade com sabão matematicamente ecológico, reutilizamos o óleo de cozinha, que é jogado na rede de esgoto, prejudicando o meio ambiente. Com isso, estamos salvando o mundo e aprendendo assuntos de matemática, como fração e formas geométricas”, explicaram.

Notícias Relacionadas