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Agência de Notícias na Escola
Agência de Notícias na Escola
Durante o ano de 2023, o IAT criou o projeto pedagógico Agência de Notícias na Escola, uma proposta que reúne estudantes e professores para que, juntos, possam vivenciar a experiência de produção e veiculação regular de conteúdos noticiosos sobre a escola e o seu território.
A intenção da iniciativa é criar um ambiente de protagonismo e aprendizagem ativa para os estudantes, em que eles e elas são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa, expressão e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar, escrever, dentre outras. E ainda fazem tudo isso sob uma perspectiva de multiletramentos, logo que estão lidando cotidianamente com diferentes linguagens multimídia.
Do ponto de vista dos educadores, a sua relação com os alunos torna-se mais horizontal, na medida em que todos passam a ser corresponsáveis pela produção dos conteúdos nas agências. Continuam desempenhando um papel de orientação - atuando como editores, produtores ou chefes de redação -, mas “aprendem” a deixar a centralidade do processo para os estudantes. Aprendem também uma outra forma de ensinar, o que, espera-se, pode transbordar para os outros momentos de sua prática docente.
Inicialmente, foram implantadas agências de notícias em 50 escolas estaduais da Bahia, distribuídas estrategicamente por 46 municípios em 26 territórios de identidade. Cada agência foi constituída por equipes compostas por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores - são no mínimo cinco estudantes por agência, mas a escola possui autonomia para definir a quantidade de participantes.
Ao longo daquele ano, as agências de notícias realizaram uma série de atividades, incluindo cobertura de eventos escolares, entrevistas com membros da comunidade escolar, produção de conteúdo em diferentes formatos (vídeos, podcasts, artigos) e publicação em suas redes sociais. Em maio de 2024, foi aberto novo chamamento para as agências, com objetivo de alcançar 31 unidades escolares e chegar ao total de 03 agências em cada um dos 27 territórios de identidade da Bahia e 74 municípios.
As escolas selecionadas também indicaram 02 professores dispostos a assumirem o papel de orientadores da Agência na unidade. Foram ofertadas 10 vagas para estudantes (idealmente, 05 matutino e 05 vespertino) e 02 vagas para professores. Atualmente, temos aproximadamente 160 professores e 850 estudantes diretamente envolvidos no Projeto.
- Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC (1; 4; 5 e 7) e outras, relacionadas à expressão e multiletramento;
- Enfatizar prática e autoria como parte do processo pedagógico;
- Capacitar professores e estudantes em produção multimídia;
- Aproximar a escola do território;
- Estimular o engajamento escolar e territorial dos estudantes;
- Desenvolver competências de apuração e checagem nos participantes;
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise de informações.
As competências gerais da BNCC propõem que os estudantes exercitem o pensamento crítico, a comunicação, o trabalho colaborativo, a cidadania, com inovação e criatividade. A agência de notícias na escola corrobora essa ideia, ao fornecer aos estudantes uma ampla variedade de experiências práticas que dialogam, diretamente, com os componentes curriculares, como língua portuguesa, redação, matemática, artes, história, geografia, matemática, além da fotografia e do vídeo, desenvolvendo habilidades para a vida acadêmica e profissional. A iniciativa ganha importância particular no cenário atual de divulgação de notícias inverídicas, conhecidas como fakenews. Assim, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, em especial as 1, 4, 5 e 7:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(...)
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
(...)
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
A iniciativa ainda fortalece especialmente o desenvolvimento de competências em relação a tecnologias digitais e computação, no Ensino Médio. Nesse sentido, também atende a BNCC no que diz respeito a:
- buscar dados e informações de forma crítica nas diferentes mídias, inclusive as sociais, analisando as vantagens do uso e da evolução da tecnologia na sociedade atual, como também seus riscos potenciais;
- apropriar-se das linguagens da cultura digital, dos novos letramentos e dos multiletramentos para explorar e produzir conteúdos em diversas mídias, ampliando as possibilidades de acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho;
- usar diversas ferramentas de software e aplicativos para compreender e produzir conteúdos em diversas mídias, simular fenômenos e processos das diferentes áreas do conhecimento, e elaborar e explorar diversos registros de representação matemática;
Faz- se necessário mencionar que por atender a essas características, as ações que serão desenvolvidas sob responsabilidades das referidas coordenações visam contribuir para a execução de algumas iniciativas relativas ao Programa de Educação do Plano Plurianual (2024-2027):
- Desenvolver atividades para o protagonismo estudantil - SEC
- Disponibilizar mídias e tecnologias educacionais na plataforma Anísio Teixeira Entrega(s) Vinculada(s) - SEC
As agências de notícias são implementadas nas escolas que se inscrevem na convocação e atendem aos pré-requisitos (possuir internet banda larga, tempo integral, dispor de professores para acompanhar as equipes de estudantes). Um formulário para chamado para o projeto, que já foi disponibilizado em dois momentos, é disponibilizado para as escolas, e, após o preenchimento, elas são identificadas e convidadas a compor a rede, obedecendo as seguintes etapas:
- Convite às Escolas: disponibilização para as unidades escolares de um questionário com todos os critérios necessários e o descritivo de todas as etapas do processo.
- Seleção das escolas participantes: avaliação das escolas e a identificação das escolas que possuem os requisitos para a implantação.
- Disponibilização do recurso via FAED: após a seleção, é realizada uma reunião com os gestores das escolas para alinhar a distribuição dos recursos monetários via FAED (Fundo de Assistência Educacional) para a aquisição dos equipamentos.
- Aquisição dos equipamentos: o processo de compra é realizado pelas próprias unidades escolares e acompanhado/assessorado pelo IAT.
- Formação dos envolvidos: O link das inscrições online das formações em produção de mídias educacionais é enviado para os integrantes das agências a medida em que os ciclos forem sendo disponibilizados, sendo obrigatória a participação.
- Produção e distribuição de conteúdos: Os conteúdos produzidos devem ser publicados online e geridos pelas respectivas agências.
- Encontro presencial: Os encontros presenciais serão realizados no Instituto Anísio Teixeira, em alinhamento com as unidades escolares participantes e prevê formação, atividades mão na massa, cobertura colaborativa, etc.
- Monitoramento e Avaliação: Os materiais produzidos têm acompanhamento constante e haverá intercâmbio entre as agências e a equipe do IAT. Ao final de cada período letivo, será realizada uma avaliação da experiência dos estudantes durante todo o processo.
OBS: É pré-requisito que as unidades escolares sejam do Ensino Médio, tenham internet banda larga (mínimo 10 Mbps) e espaço adequado para funcionamento da agência de notícias e acondicionamento de seus equipamentos.
- Cobrir eventos e atividades escolares, como apresentações, palestras, competições esportivas, entre outros;
- Realizar entrevistas com estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade escolar;
- Investigar e reportar sobre assuntos de interesse da escola e do território em que está inserida;
- Produzir conteúdo em diferentes formatos, como artigos, reportagens escritas, vídeos, podcasts e entrevistas;
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, redação, edição de vídeo, produção de áudio e comunicação;
- Colaborar com outras agências de notícias escolares para compartilhar informações e promover intercâmbio de ideias;
- Publicar o conteúdo produzido em diversos meios de comunicação, como sites, redes sociais, blogs e jornais escolares;
- Promover a participação ativa dos estudantes no processo de produção jornalística e no fortalecimento da cidadania;
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