Universitários beneficiados pelo Partiu Estágio começam a estagiar nas escolas

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes universitários beneficiários pelo Programa Partiu Estágio, do Governo do Estado, já começaram a estagiar nas escolas estaduais e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, já foram convocados mais de 4 mil jovens para estagiar no serviço público em toda a Bahia. O Núcleo de Vitória da Conquista (NTE 20) recebeu 29 estagiários e o núcleo de Itabuna (NTE 05) recebeu seis universitários, que já foram designados para os seus locais de estágio.
 
Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “o Programa Partiu Estágio se integra a uma política de governo que gera oportunidades para os jovens baianos, assim como os programas Primeiro Emprego e o Mais Futuro. Portanto, são políticas públicas que comprovam a prioridade que o Governo do Estado vem dando para apoiar a formação profissional e a inserção destes jovens no mundo do trabalho”, afirmou.
 
O estudante Diego Ferreira, 27, que cursa Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), está atuando no NTE de Itabuna, no setor de prestação de contas. “O aprendizado prático na área pública servirá de complemento para o suporte teórico que a universidade oferece”, afirma, entusiasmado. Mirrailly Jordan Costa, 25, que cursa Direito na Unime também está estagiando no NTE 05, no setor de sindicância. “Iniciei o estágio segunda-feira e estou muito empolgado porque vou ter experiência com análises de processos e a bagagem adquirida já vai ser útil no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o qual estou me preparando”, explica.
 
Esta quinta-feira foi o primeiro dia de estágio de Kaliane Santos Araújo, 25, que cursa Administração na Unime, em Itabuna. Ela vai aturar por um ano no setor administrativo do Complexo Integrado de Educação (CIE), antigo Colégio Amélia Amado. “Estou muito feliz por conseguir esta vaga porque vou saber como funciona a administração de uma unidade escolar”, afirma, contente com a oportunidade.
 
A estudante de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Thainá dos Santos, 22, comemora a oportunidade. “Estou trabalhando na Ouvidoria daqui do NTE de Vitória da Conquista e estou gostando muito de auxiliar nos processos administrativos e atender demandas do setor”, revela, animada com o estágio.
 
Para Uilton Silva, 34, que faz licenciatura em Geografia na UESB, estagiar na coordenação pedagógica do NTE de Vitória da Conquista vai ampliar seus conhecimentos. “Estou bastante empolgado porque estou tendo contato com vários projetos desenvolvidos nas escolas estaduais da região e essa experiência vai acrescentar muito na minha formação enquanto professor de Geografia”, destaca.
 
Sobre o programa
O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso às oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia, que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Notícias Relacionadas