UNEB inaugura Restaurante Universitário (RU) com capacidade para 3 mil refeições por dia

Fotos: Danilo Oliveira
Em um espaço lotado pela comunidade acadêmica e gestores da universidade, autoridades e representações convidadas, o primeiro Restaurante Universitário (RU) da UNEB abriu as portas na manhã de 14 de agosto, início do semestre letivo 2023.2.

A concorrida cerimônia de reinauguração e abertura do novo equipamento, sediado em prédio planejadamente construído para essa finalidade no Campus I da instituição, em Salvador, foi seguida pela oferta das refeições aos presentes – em homenagem a essa conquista, a gestão universitária determinou a total gratuidade do serviço hoje para todos.

Demanda de mais de 30 anos da comunidade acadêmica, o Restaurante Universitário da UNEB tem capacidade para servir três mil refeições diárias, divididas em três turnos: café da manhã (desjejum), almoço e janta.

Pelo valor simbólico de R$ 5,00 por dia – café da manhã, R$ 1,00; almoço, R$ 2,50; e janta, R$ 1,50 –, os estudantes da graduação têm acesso às três refeições. Discentes da pós-graduação e extensão, servidores técnicos administrativos, profissionais terceirizados e docentes pagam preços populares de R$ 4,00 (café da manhã), R$ 9,00 (almoço) e R$ 6,00 (janta).

Outros 700 estudantes cadastrados com maior vulnerabilidade em sua segurança alimentar e nutricional recebem gratuidade integral em todas as refeições.

Com dois pavimentos que totalizam uma área construída de 1,4 mil m², elevadores e rampas de acessibilidade, o novo equipamento demandou investimento de cerca de R$ 3,65 milhões apenas em sua estrutura física, inaugurada anteriormente.

Contando com a orientação de docentes e discentes do curso de Nutrição da UNEB, o cardápio do RU oferece uma alimentação saudável, equilibrada, em condições sanitárias e de higiene adequadas, respeitando a culinária local e a sustentabilidade.

“Com grande alegria, estamos reinaugurado e abrindo as portas do RU em nossa gestão, mas não esquecemos e agradecemos a todas e todos que contribuíram, durante anos, para realizarmos hoje essa conquista histórica”, disse a reitora Adriana Marmori.

A reitora destacou que “este Restaurante Universitário não é igual a outros RUs que conhecemos. Aqui é também um ‘restaurante-escola’, um espaço formativo para os estudante de Nutrição, todo planejado e bem organizado. E será também um espaço de encontros, de compartilhar o alimento, de diálogo, de aproximação; que seja um espaço de reuniões, de trocas afetivas”.

“Neste momento de festa, reafirmamos nosso compromisso e desafio de buscar formas para levar aos 31 departamentos da UNEB essa oferta de alimentação saudável e segurança alimentar para nossos estudantes, técnicos e docentes. Vida longa ao RU!”, ressaltou Adriana Marmori.

Eduardo Arruda, da coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNEB, comemorou: “esse momento é de muito orgulho e alegria para o movimento estudantil, da atual geração e das passadas. É a realização de um sonho de toda a comunidade que lutou por ele. Essa conquista é um exemplo de que só a luta coletiva muda a vida”.

Sonho de toda a comunidade

A solenidade de abertura do primeiro Restaurante Universitário da UNEB teve a participação de pró-reitores e assessores da gestão universitária e por diretores de departamento, além da comunidade acadêmica.

Também prestigiaram o evento gestores públicos, a exemplo da secretária estadual da Educação (SEC), Adélia Pinheiro, que representou o governador Jerônimo Rodrigues; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Inaldo Paixão, também professor da UNEB; do coordenador de Politicas para a Juventude do governo estadual, Nivaldo Millet; e do assessor da Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Ailton Ferreira.

“Estamos aqui para congratular a gestão e a comunidade da UNEB. Essa entrega do RU hoje faz parte de um conjunto de entregas, no âmbito da administração estadual, que dá  relevo ao mês das juventudes. Nosso governo reafirma assim o compromisso com a inclusão social, a assistência e permanecia estudantil, apoiando ações como essa”, pontuou a secretária Adélia Pinheiro (SEC).

Parabenizando a comunidade unebiana por “essa conquista de grande relevância histórica”, a vice-reitora Dayse Lago, reforçou a importância desse equipamento para garantia da segurança alimentar de nossos estudantes, técnicos e docentes”.

“Muitos desafios teremos, certamente. Porém, vamos ter a paciência pedagógica freiriana para refletirmos sobre eles e, coletivamente, pelo diálogo, encontrarmos as melhores soluções. E vamos precisar de uma vigilância constante e da cooperação de todas e todos da comunidade para garantirmos a qualidade e a proposta deste restaurante”, avaliou Dayse Lago.

A diretora do RU, Telma Maia, lembrou que “esse sonho começou há mais de 30 anos, muitos , e, com o empenho marcante da atual gestão da UNEB, chegamos, enfim, ao dia de hoje”.

A ex-coordenadora da equipe de implementação do RU, professora Joselita Sacramento, falecida no ano passado, foi muito homenageada, inclusive com as palavras emocionadas do seu sobrinho, Israel Sacramento.

Participaram também da cerimônia o coordenador geral da Seção Sindical dos Docentes da UNEB (Aduneb), o coordenador geral da entidade, Clóvis Piau, e a servidora Tatiana Monteiro, que representou os técnicos administrativos da universidade.