Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Uesc lança primeiro trecho da Rede Gigasul
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoveu, no dia 23 de maio de 2024, durante a Semana de Inovação de Ilhéus, no Centro de Convenções o lançamento da Rede GigaSul. O evento marcou o início da operação do primeiro trecho da rede, que conecta Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.
O professor Gesil Sampaio Amarante Segundo explicou que a Rede GigaSul é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e tem como objetivo levar internet de alta velocidade para instituições de ensino, pesquisa e governos da região. A rede terá capacidade de até 100 Gb/s, o que permitirá a oferta de serviços como telemedicina, educação a distância e pesquisa colaborativa.
“O lançamento da Rede GigaSul é um marco importante para o desenvolvimento da região Sul da Bahia. A nova rede vai impulsionar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento social e econômico da região”, explicou o professor Jauberth Weyll Abijaude, diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO/Uesc).
A Rede GigaSul é parte integrante da Infovia Bahia e tem como objetivo proporcionar uma conexão de internet mais eficiente, melhorando a comunicação entre universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e prefeituras. Isso resultará em serviços públicos aprimorados nas áreas de saúde, educação e segurança.
A inauguração contou com a participação de representantes das prefeituras de Ilhéus e Itabuna, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Instituto Federal da Bahia (Ifba), dentre outros. A presença dessas instituições ressalta a importância do projeto para a comunidade acadêmica e científica do sul do estado.
“Esse é um importante marco para nossa semana de inovação e, ao mesmo tempo, é o início de uma política pública que visa não só gerar a entrega de internet para as instituições, mas também compartilhar informações e dados importantes para gerar soluções tecnológicas aprimoradas, proporcionando conectividade e novas soluções para nossa sociedade”, afirma Lucas Mota, gerente de inovação da prefeitura de Ilhéus.
A conexão inicial da Rede é de 10 Gb/s e será disponibilizada aos campi da UFSB, IFBA e Uesc em Ilhéus. Futuramente, será expandida para os municípios de Itabuna e Uruçuca, beneficiando toda a comunidade usuária dessas instituições na região.
“A nossa forma de oferecer o ensino de graduação, principalmente aqui na região Sul da Bahia, depende muito de uma infraestrutura de rede segura, confiável e robusta. Essa foi nossa grande preocupação até conhecermos a proposta da Rede GigaSul, que atendeu muito bem ao modelo que pensávamos para a universidade, que leva a formação também para os municípios do entorno, onde nós temos nossos campi”, destaca Francesco Lanciotti, pró-reitor de gestão acadêmica da UFSB.
Além de beneficiar diretamente as instituições de ensino e pesquisa, a Rede GigaSul terá capacidade de atender outras organizações, como o Ceplac, o Senai e o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC). Essa conectividade ampliada propõe fomentar o desenvolvimento tecnológico e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
A Rede GigaSul faz parte do Programa Veredas Novas Estaduais (VNE), que surgiu em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (CONSECTI). O programa conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a RNP e a Coelba, que viabilizou a execução do projeto.
“A Rede GigaSul é um braço importante para o desenvolvimento científico e tecnológico no estado da Bahia, onde tem um aglomerado de instituições que discutem educação, ciência e tecnologia. Além disso, a rede se configura como um braço da Rede Infovia, que é um projeto do Programa Conecta, que vai oportunizar ao estado uma capilaridade maior de conectividade, de serviços e atuação da RNP”, aponta Rafael Pontes, Diretor de Relacionamento Institucional da RNP.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga lista final do Edital Gestão da Aprendizagem
-
Colégios baianos apresentam projeto inovadores na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional Tecnológica
-
Elaboração do Plano de 100 Dias é pauta na formação de novos gestores municipais promovida pela SEC
-
Estudantes da rede estadual participam de Feira Literária em Itabuna
-
Trabalho de escola em Jequié é finalista do Prêmio Nacional Liga STEAM
-
Salvador recebe último Encontro Formativo Assédio Zero de 2024
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil