TV Conexões apresenta uma série de programas com foco na redação do ENEM

Foto: Divulgação

Daqui a quatro meses serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. Para a maioria dos candidatos, a redação, que é uma das principais preocupações, pode ser também a chave que vai abrir as portas para a universidade. A TV Conexões – A Estação do Saber vem apresentando, todas às quintas-feiras, a série “Descomplique sua Redação”, com a professora Vina Queiroz, que exibe, de forma leve e descontraída, dicas para facilitar o processo do desafio da escrita. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEBs), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o programa é transmitido às 15h30, no canal oficial no YouTube da TV Conexões (https://bit.ly/3HmeMfX).

A idealizadora do projeto, professora da rede estadual de ensino, Vina Queiroz, conta que a metodologia foi criada a partir de suas observações, analisando as redações que alcançaram notas máximas em exames anteriores com outras que não obtiveram o mesmo resultado. “Com esse estudo, criei um método que, além de orientações para a estruturação e elaboração do texto, apresenta também dicas importantes sobre o que o corretor do ENEM espera das redações”, explica Vina, que também já realizou a correção das provas do exame.

Descomplicando - A cada semana são apresentadas soluções para as principais dúvidas dos estudantes sobre a redação do ENEM, que chegam à professora via e-mail, contato pessoal e telefônico, bem como pelas redes sociais. “A partir do levantamento desse material, montamos e gravamos o programa, que tem, em média, de 15 a 30 minutos, apresentando as respostas aos questionamentos”, explica.

Segundo ela, mais de cinco mil estudantes já assistiram ao programa, que terá, dos 30 episódios previstos sobre o tema, o quinto veiculado nesta quinta-feira (13), quando serão abordados a importância do repertório sociocultural e o uso da arte como recurso para o contexto da redação. O material artístico utilizado como suporte visual e referência pela professora foi a série “Retirantes”, de Cândido Portinari, pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo.

Fonte: Ascom/SEC