Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Três escolas da rede estadual da Bahia estão entre as 50 selecionadas para o Prêmio Nacional da Liga Steam 2024
A rede estadual de ensino da Bahia está com três projetos oriundos de Salvador, Jequié e Ibicoara entre os 50 selecionados no Prêmio Nacional da Liga Steam 2024. A iniciativa é promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio da aliança social formada com a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a implementação da abordagem Steam em salas de aula das escolas públicas e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.
Nesta edição, o prêmio trata da justiça climática, com o objetivo de promover a conscientização sobre o clima e a utilização responsável dos recursos naturais do planeta. O trabalho enviado pelo Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié, tem como título “A Cidade Sol não pode ter medo da chuva” e envolve a temática das enchentes e seus impactos nas comunidades atingidas. A professora responsável, Karla Pedroza Oliveira, explica o projeto. “A turma da 1ª série do Ensino Médio está comigo na Oficina de Iniciação Científica, com o Clube de Robótica, e na disciplina de Física. Um dos conceitos que trabalhamos é o de velocidade e a turma está criando um dispositivo para acompanhar a subida do nível da água, assim como qual o melhor local para a instalação do equipamento, identificando a medida para o início da emissão de sinais de alerta para a população”, explica a professora.
Da cidade de Ibicoara, o professor da disciplina de Matemática, Renan Pereira Santos, está desenvolvendo com 41 estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual de Cascavel, no distrito do mesmo nome, o projeto “Agricultura sustentável faz bem para o bolso e o clima”. O trabalho propõe o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, produtiva e rentável e como os conceitos e procedimentos das linguagens matemáticas podem colaborar com os empreendimentos da agricultura familiar e do agronegócio, presentes na região.
O Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, que atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está concorrendo com o projeto da professora Joice Souza Martins Santos, intitulado “Horta automatizada – trabalhando a sustentabilidade, tecnologia e aspectos socioemocionais dos estudantes através do cultivo de hortaliças”. Ela explica o que distingue seu projeto de uma horta convencional: “Vamos utilizar um sistema de monitoramento, com sensores de temperatura, umidade do solo e do ar, entre outros pontos de sinalização, para montar um banco de dados que poderá ser utilizado para pesquisa”.
Metodologia - O Steam, acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, é uma metodologia interdisciplinar que interliga essas áreas com aplicação prática. A avaliação dos projetos finalistas ocorrerá de 8 de outubro a 6 de novembro, com os vencedores anunciados em 22 de novembro. O prêmio total de R$ 120 mil inclui, além de dinheiro, equipamentos e benfeitorias para as escolas. Além disso, a abordagem Steam está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, destacando sua relevância na formação integral dos estudantes e na promoção de um futuro mais justo e sustentável.
Notícias Relacionadas
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador