Transformaê integra escola e comunidade no interior do Estado

Palavras-chave:
 
Fotos: divulgação
Em muitas cidades do interior, os estudantes saíram das escolas e tomaram as ruas com diferentes atividades relacionadas ao Transformaê – Virada Educacional Bahia. O movimento educativo-cultural, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), mobilizou, durante 12 horas seguidas, as escolas com muita arte, esporte, cultura, ciência e outras atividades que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de integrar a escola com a comunidade.
 
Foi assim em Vitória da Conquista, região Sudoeste, onde os estudantes do Instituto de Educação Euclides Dantas participaram de uma animada caminhada pela Praça 9 de Julho. No Colégio Estadual de Condeúba, também no Sudoeste da Bahia, teve até oficina de Capoeira, além de palestras e dicas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em Porto Seguro, os estudantes do Complexo Integrado de Educação Básica de Porto Seguro se envolveram nas ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias.
 
 
Já no Colégio Estadual de Cachoeira, no Recôncavo, as ações do #Transformaê marcaram as comemorações pelos 65 anos da unidade escolar e a mobilização dos estudantes para as avaliações de Português e Matemática que estão sendo aplicadas pelo Sistema Baiano de Avaliação (SABE), da SEC, para fortalecer as aprendizagens nestas disciplinas. O diretor Fábio Santos Macêdo falou sobre a mobilização dos estudantes. "As ações do TransformaÊ mudam a cara da escola para melhor, e comemorar o aniversário de nossa escola junto com a Virada Educação, só vem somar nossas comemorações. Todos nossos alunos se envolveramm e ficamos com a sensação de dever cumprido", destacou.
 
Fotos: divulgação
Em Itabuna, o #Transformaê mobilizou toda a comunidade escolar do Colégio Estadual General Osório. Além de muita arte e cultura, a comunidade também pode ser contemplada com serviços na área de Saúde, como teste glicêmico, aferição de pressão arterial e vacinação. A programação contou, ainda, com palestras sobre defesa pessoal para mulheres e oficina de beleza e o Caminhão da Ciência. Na cidade de Cachoeira, o Colégio Estadual de Cachoeira, comemorou seus 65 anos de fundação junto com o TransformaÊ. As homenagens foram com hasteamento da bandeira, banda marcial e os estudantes cantando parabéns com um lindo bolo. Diversas apresentações culturais e científicas marcaram as atividades neste dia todo dedicado a Virada Educacional Bahia.
 
O coordenador de projetos estratégicos da SEC, Március Gomes, que acompanhou as ações do Trasformaê, em Salvador, fez um balanço das ações em todo o Estado. “O Transformaê envolve 12 horas seguidas de atividades nas escolas, sendo uma oportunidade para que a comunidade escolar apresente a força e a beleza dos projetos, nas mais diferentes áreas do conhecimento, que são desenvolvidos em sala de aula. É um movimento educacional que dá visibilidade e fortalece a escola pública”, afirmou.

Notícias Relacionadas