#TransformaÊ - Centros de Educação Inclusiva irão oferecer serviços gratuitos para as famílias

Os estudantes da Educação Inclusiva e as famílias irão participar ativamente do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, nesta quinta-feira (21). A data também marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e, por isto, além das ações envolvendo os estudantes e as famílias em torno de projetos de arte, cultura, intervenções sociais e empreendedorismo, os Centros preparam uma série de atividades que chamem a atenção da sociedade para a inclusão da pessoa com deficiência.
 
Para isto, os três centros especializados localizados em Ondina: Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS Wilson Lins) e o Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia (Pestalozzi), irão realizar ações integradas. A intenção é integrar as famílias, possibilitando que elas visitem e conheçam os trabalhos desenvolvidos nas três unidades.
 
Paralelamente serão prestados vários serviços gratuitos, como oficina da beleza, com massagem, maquiagem, cabelo e várias palestras que envolvem a luta da pessoa com deficiência. No Pestalozzi, profissionais das áreas de Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia irão prestar serviços gratuitos. “O dia 21 é também o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, então neste dia, vamos chamar a atenção para a nossa causa e para a necessidade da sociedade ter um olhar desprovido de preconceito, percebendo que a gente tem muito a ganhar com a inclusão dos nossos alunos nas escolas e na sociedade como um todo, com espaços acessíveis e acolhedores a todas as pessoas com deficiência”, afirma o diretor do Pestalozzi, Ricardo Baqueiro.

>> Leia também: Tudo pronto para a Virada Educacional Bahia nesta quinta (21) nas escolas estaduais
 
O CEEBA, por sua vez, está com ampla programação voltada para a família. “A nossa programação vai começar com uma homenagem ao dia da árvore, com plantio de Pau Brasil, distribuição de sementes e oficina de horta e jardinagem. Depois, seguiremos com serviços de beleza como cabeleireiro, maquiagem, limpeza de pele e massagem e, também, serão repassadas orientações na área de Assistência Social. Em paralelo, iremos realizar uma feira gastronômica com grupo de mães e acompanhantes”, explica a diretora do CEEBA, Alzira Gomes.
 
A participação das famílias também será um ponto forte da Virada Educacional no Colégio Estadual Vitor Soares, localizado na Ribeira, que também atende a estudantes da Educação Inclusiva. Entre as ações, estão a contação de histórias em braile, o desfile da primavera pelas ruas do bairro, competições de esporte adaptado, oficinas de xadrez, dama, turbante, expressão corporal, dança moderna e dança afro, além de teatro. “Vamos construir um palco itinerante para as apresentações do coral e da banda do Vitor Soares. Tudo isso está sendo pensado para contar com a participação da família e da comunidade”, conta o diretor do colégio, Ivan Jorge Pedreira.
 
No interior do Estado, os centros especializados também estão nos preparativos para o #TransformaÊ. Em Feira de Santana (a 108 Km de Salvador), no Centro Norte baiano, a programação do Instituto de Educação Gastão Guimarães, será das 8h às 17h30, com muitas brincadeiras, exposição e serviços. “Estamos com uma programação vasta, que vai de serviços de saúde a jogos e brincadeiras. Montamos a ação ´A família na escola´, onde os pais e responsáveis irão mostrar seus talentos, por meio de declamação de poesia, apresentações de música e dança, exposição de crochê e culinária. Será bem legal”, pontua a vice-diretora, Sheila Lima.

Notícias Relacionadas