Terminam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o ENEM

Palavras-chave:
Os estudantes têm até esta sexta-feira (19) para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Durante toda a semana, professores e gestores das escolas estaduais estão auxiliando os estudantes no processo. Por meio da campanha ENEM 100%, da Secretaria da Educação do Estado, as escolas estão disponibilizando os laboratórios de informática, secretarias e outras salas com computadores e acesso à Internet para que os estudantes garantam suas inscrições para o exame.
 
A estudante Gisele Torres, 16 anos, já fez a inscrição, na sala da direção, no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador e fala que os apoios da escola e da gestão foram essenciais. “Estou feliz porque agora estou, oficialmente, concorrendo ao ENEM. A minha opção foi pelo curso de Medicina, pois o meu sonho é ser pediatra para cuidar das crianças. Então, hoje pode ser o início dessa caminhada rumo à faculdade”, conta. A colega Andreza Reis, 17 anos, também fala sobre este respaldo. “Já estava preocupada porque, em casa, estava dando erro. Felizmente, o diretor Elísio me incentivou e ajudou para que tudo desse certo no final”.
 
Além de apoio para as inscrições, o ENEM 100% envolve várias ações articuladas, como a realização de aulões e simulados. Para auxiliar os estudantes na preparação para as provas a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza também mais de quatro mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento, inclusive videoaulas, e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.
 
Isenção
Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino possuem isenção garantida na inscrição do ENEM. Para isto, eles devem informar, no ato da inscrição, o seu CPF e a data de nascimento. Com esses dados, o sistema identifica automaticamente quem são os alunos de escolas públicas e o valor, que seria de R$ 82, é liberado. A inscrição pode ser feira através do portal do Inep.
 
A rede estadual tem 125 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio aptos a realizarem o ENEM.
 

Notícias Relacionadas