Tarde cultural estimula estudantes para as artes

Facilitar o acesso dos estudantes às linguagens e expressões artísticas em um formato dinâmico que vai além da didática convencional. Esse é o objetivo da tarde cultural, realizada pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em parceria com o Atelier Coletivo VISIO. A segunda edição do projeto aconteceu na sexta-feira (06/06), no Colégio Central, e trouxe em sua programação diversas atividades relacionadas às artes visuais, integrando artistas e estudantes. O evento contou com a visita do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

>> Acesse aqui o blog do Atelier Coletivo VISIO.

Atelier Coletivo VISIO. no CJCC
“Estamos em um processo de formação pedagógica para os Centros Juvenis. Por isso, estes projetos têm um objetivo de experimentar. É importante incentivar a arte nas escolas e, aqui, o estudante tem esta oportunidade”, destacou o secretário. Ele ainda ressalta que o Centro Juvenil é um espaço de complemento na formação escolar como parte da Educação Integral.

Composto por galeria de arte, videoprojeções, DJs, oficinas de técnicas diversas, mostra de arte e tecnologia, pintura e desenho ao vivo, o Atelier Coletivo VISIO. tenta incentivar o processo criativo do estudante. “Além de apresentarmos para os estudantes as técnicas, o artista continua lado a lado com ele. Não há aquela distância”, explica o coordenador do CJCC, Iuri Rubim. Outro diferencial, segundo o coordenador, é a liberdade do estudante em ir ao Centro Juvenil e escolher entre as diversas atividades sem nenhuma obrigação formal.

Criadora do evento, a artista plástica Andréa May, fala sobre a boa receptividade dos estudantes. “É a primeira vez que realizamos este trabalho com estudantes da rede estadual e a participação deles está sendo incrível. O espaço, também, é muito interessante para este tipo de evento”, ressalta.

Atelier Coletivo VISIO. no CJCC
A estudante Taís Melo, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, ressalta que eventos como esses mudam o olhar do aluno e traz novas experiências. “Esse é o tipo de projeto que nos aproxima da escola. Passar horas sentada numa cadeira nas aulas tradicionais, às vezes, se torna cansativo. Aqui nos sentimos motivados”, comemora a estudante.

Também entusiasmada, a estudante Sayane Silva, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, destaca a oportunidade do conhecimento das artes por meio das atividades do projeto. “Participei de uma oficina de desenhos e pude aprender bastante. Desta forma que está aqui, não temos na escola”. E finaliza: “Já estou ansiosa para a próxima edição”.

Notícias Relacionadas