Simulador de voo atrai centenas de estudantes no 4º Encontro Estudantil da rede estadual

Foto: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A sala de aula é uma cabine de avião. Lá, a emoção de pilotar uma aeronave foi sentida pelo estudante Uanderson Felipe Santos, 19 anos, 3º ano do Colégio Estadual Antônio Balbino, no município de Madre de Deus. Ele foi um dos muitos estudantes que se aglutinaram em volta do Simulador de Voo, projeto do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e uma das atrações do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado, até esta sexta (04), na Arena Fonte Nova.
 
“Na minha infância sempre sonhei em voar e este Simulador de Voo, pensei antes de entrar, seria uma oportunidade de ter a experiência. Dito e certo. Foi como se eu estivesse voando de verdade. É muita emoção, mas ao mesmo tempo fiquei muito nervoso para dominar aquela técnica. Pena que pousei de bico, mas quase tinha sido um sucesso o meu voo”, disse Uanderson Felipe. Lariana dos Santos, 16 anos, 2º ano do Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, também viveu a emoção de pilotar virtualmente. “Fiquei muito nervosa, mas gostei de ter tido a sensação de que estava pilotando um avião de verdade”.
 
O diretor e instrutor do projeto Asas do Brasil / FLY Centro Aeronáutico, André Drumond, relatou que fica feliz com o interesse dos estudantes em ter a experiência com o Simulador de Voo que, pelo segundo ano, integra a programação do Encontro Estudantil. “No ano passado, tivemos a participação de 1.124 alunos e, neste ano, a expectativa é que vamos superar este número diante do aumento de interesse deles. Eles ficam enlouquecidos com o projeto, que mistura tecnologia, aventura e conhecimentos de Matemática, Física, Geografia e Inglês”, afirma.
 
Simulador - A cabine é uma plataforma de treinamento avançado, que possui um banco de dados com mais de 23 mil aeroportos, com suas respectivas cidades e formações geográficas. Os cenários são projetados em telão na frente da cabine de comando, proporcionando a sensação de realismo ao piloto ou ao visitante embarcado. O curso de piloto virtual do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que tem duração de três meses e acontece durante a semana, em turno diferente ao que o aluno estuda, começou em 2013, em uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o projeto Asas do Brasil.

Notícias Relacionadas