Seminário reúne trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do ensino médio

Palavras-chave:

O iniciou, nesta segunda-feira (1/12), o I Seminário de Iniciação Científica em Sociologia no Ensino Médio. A ação é a culminância de um projeto que vem sendo desenvolvido durante todo o ano letivo, com o objetivo de preparar os estudantes do 3º ano do ensino médio para ingressar na universidade e iniciá-los na atividade de pesquisa. O Seminário segue até terça-feira (2/12), com a apresentação de 14 projetos.

Fotos: Colégio Estadual Clériston Andrade
“Esse é um projeto que começou a ser desenvolvido no início do ano letivo. Apresentamos aos estudantes um projeto de pesquisa, eles escreveram o seu próprio projeto, foram a campo pesquisar e, agora, estão apresentando os resultados das pesquisas. Esse é um trabalho que vai fazer uma grande diferença na vida acadêmica deles”, disse a professora de sociologia Wanderlene Reis, idealizadora do evento.
 
Para a estudante Talita Ramos dos Santos, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, a experiência com a pesquisa trouxe um novo olhar sobre a escola. “A pesquisa nos revelou um novo horizonte. Tivemos a oportunidade de fazer o nosso próprio projeto e aprofundar os nossos conhecimentos sobre coisas do nosso cotidiano”.
 
Outra estudante, Taiane Cruz de Alcântara, 17 anos, também aluna do 3º ano do ensino médio, ressalta o aprendizado adquirido na experiência. “Até o início deste ano, a gente não tinha conhecimento nenhum sobre como fazer uma pesquisa. Aprendemos muitas coisas que, talvez, se deixássemos para aprender na faculdade, não teríamos a mesma atenção do professor”.

Notícias Relacionadas