Seminário on-line apresenta experiência de estudantes da rede estadual em Alagoinhas

Com o tema "Diário de sonhos: conectando estudantes dos 4 cantos da Bahia", aconteceu, nesta teça-feira (07/04), a primeira edição do seminário on-line "Olimpíadas do conhecimento: conectando saberes e vivências ao currículo". Realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Desafios Criativos da Escola - programa do Instituto Alana -, a ação tem o objetivo de promover um ambiente interativo entre professores e estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para a produção colaborativa de iniciativas que mobilizem saberes, na busca pela melhoria do desempenho escolar.

Nesta primeira live, transmitida no pefil do Instagram @criativosdaescola esteve presente a ex-estudante Islaine Medeiros Souza, da Escola Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, do município de Alagoinhas, que, junto aos colegas, desenvolveu "Da escola para o mundo". O projeto tinha como princípio abrir a porta da escola para a comunidade, não só em reuniões escolares, mas em oficinas de música, artesanato e orientação profissional. Realizado desde fevereiro de 2017, quando foi premiada no Desafio Criativos da Escola, o projeto conseguiu, inclusive, o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que disponibiliza psicólogos, assistentes sociais e oficineiros.

"O projeto surgiu na sala de aula discutindo os problemas da comunidade carcerária, uma realidade que poderia chegar até nós, que somos de bairros periféricos. Então, pensamos em uma alternativa que mobilizasse os estudantes e desse confiança e autoestima a todos. Chegamos à conclusão de que deveríamos atuar não só com as pessoas de dentro da escola, mas também com os familiares e a comunidade. E esta ação foi a busca de meu sonho de poder ajudar minha comunidade. Hoje, estudo Psicologia devido a esta vontade de mudar a realidade dos colegas e familiares", contou Islaine Medeiros.

Para o mediador Gabriel Salgado, coordenador do Desafio Criativos da Escola, estas ações demonstram a vontade dos estudantes de apresentar novas alternativas de aprendizado. "Nesta correria dos nossos dias,  às vezes os professores e estudantes não param para discutir de que forma estão aprendendo, como a educação tem sentido não apenas na escola, mas também no olhar para o mundo. E, quando os estudantes tomam a iniciativa de produzir projetos que acreditam ser transformadores, isto abre uma nova perspectiva", destacou.