Secretaria mobiliza estudantes para participar do Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB é um dos programas da Câmara dos Deputados voltados para o público jovem, que se tornou referência entre parlamentos estaduais e municipais como exemplo de prática pedagógica para a educação política.

Para participar, o estudante precisa enviar a inscrição por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. Além disso, é preciso fazer, no local indicado na ficha de inscrição, o upload do projeto de lei de sua autoria e de toda a documentação necessária, conforme previsto no Guia do PJB 2020.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino, através de reuniões on-line com líderes de classe, além de promover lives sobre o assunto. “Esta é uma grande oportunidade de incentivar a participação estudantil na vida pública. Eles ficam uma semana como deputados em Brasília e, aqui na Bahia, iremos criar uma estrutura, como no ano passado, para que eles conheçam como funcionam os poderes do Estado”, afirmou o coordenador de Politicas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos.

O PJBO programa simula uma jornada parlamentar com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, Ensino Médio Técnico Integrado ao Médio ou Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os selecionados passam por uma formação à distância, na qual aprendem sobre processo legislativo e sobre a atividade de relatoria de um projeto de lei. Também está prevista a fase presencial em Brasília, de 21 a 25 de setembro, quando os estudantes tomarão posse como jovens deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real.

* Com informações da Câmara dos Deputados