Secretaria da Educação estimula envolvimento de estudantes nos projetos de arte e cultura

Fotos: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT

Com o tema “Os distintos fazeres artísticos na rede estadual de ensino: música, canto coral, artes visuais e literatura”, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quinta-feira (09/07), a 3ª Videoconferência de Processos Formativos para o Desenvolvimento das Experiências Artísticas e Culturais. O evento ocorreu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão para as sedes dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), e teve como objetivo estimular o envolvimento dos estudantes e professores nos projetos de arte e cultura desenvolvidos nas escolas.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

“A Secretaria da Educação está realizando ações variadas para incentivar as experiências artísticas no contexto escolar, atingindo cerca de 1200 unidades em todo o Estado. Nesta videoconferência, estamos enfatizando o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e o Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), debatendo e orientando os processos de criação artística nessas linguagens culturais, além de discutirmos o Concurso de Textos Literários e Artes Visuais Estudantis: 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e orientações sobre o cronograma e as próximas  fases dos projetos artísticos, regional e estadual”, explica Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

A professora e cantora Manuela Rodrigues, que participou do debate, falou sobre a importância da criação musical nas escolas. “Existem diversas criações estudantis que, por meio dos projetos artísticos, ganham visibilidade. Mas o que realmente importa é este movimento nas escolas, que atrai todos os interessados que têm vontade de aprender,” diz.

"Esses projetos dão ão condições de adquirirmos sabedoria e conhecimento que contribuem com nossa aprendizagem"

Durante o encontro, o ex-estudante Larício Gonzaga, do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, apresentou uma das músicas finalistas do Face 2014 “Queremos Respeito”, junto com o grupo Feito Rap. “Esses projetos são fundamentais a todos os estudantes e comunidade escolar, pois dão condições de adquirirmos sabedoria e conhecimento que contribuem com nossa aprendizagem dentro e fora da escola”, ressalta.