Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para o ENEM 2017

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de estimular ainda mais a participação dos estudantes da rede estadual de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017), professores, gestores e estudantes receberam informações sobre o Exame, nesta quarta-feira (29), por meio da videoconferência ENEM 100%, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. No encontro, retransmitido para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), os participantes tiraram dúvidas e compartilharam experiências. Este ano, as provas do exame serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. O período de inscrição ocorre de 8 a 19 de maio.

De acordo com o superintendente de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello, o encontro foi uma primeira chamada de diálogo com os estudantes, tendo em vista as mudanças de regras para o exame, que deixa de ser realizado por amostragem. “Estamos chamando esta ação de ENEM 100% para que mais de 123 mil estudantes da rede estadual se inscrevam no Enem, se preparem e realizem efetivamente o exame, para que, em 2018, tenhamos esses estudantes habilitados a escolherem os seus caminhos, seja nas universidades ou no mundo do trabalho”, afirma.

Durante a videoconferência, a professora Maribel Berreto, que coordena os Núcleos de Estudo sobre a Consciência em cinco escolas da rede estadual, falou sobre “Consciência, autoconhecimento e a importância dos projetos de vida individuais e coletivos”, motivando os estudantes a terem disciplina, determinação e organização nas rotinas de estudos.

Preparação - O estudante Paulo Fernando da Silva Junior, 17 anos, que faz o curso técnico em Eletroeletrônica, no Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP), em Paulo Afonso (472 km de Salvador), acompanhou a videoconferência e conta que já está se preparando para o ENEM. “Vou fazer o exame pela terceira vez, gostei muito das informações passadas que serão importantes para as provas”, comenta o estudante, que pretende cursar a faculdade de Sistema de Informação.

Para Viviane Natália Ferreira da Silva, 17, que cursa Análises Clínicas, no CETEP Itaparica II, também em Paulo Afonso, a videoconferência foi esclarecedora. “Além de nos manter informados sobre as novidades do ENEM, as orientações servem de estímulo para os nossos estudos. Estou me dedicando muito porque quero cursar Medicina e o curso técnico que estou fazendo vai me dar uma boa base na universidade”, explica a estudante.

Durante o evento, a supervisora de relacionamento da DeVry/Ruy Barbosa, Josenara Sales, apresentou a plataforma de estudos ENEM Action. A plataforma disponibiliza gratuitamente exercícios, vídeo-aulas e simulados com os conteúdos cobrados nas provas do ENEM. Em 2016, a DeVry realizou seminários presenciais com a participação de estudantes da rede estadual, que também visitaram o campus universitário e conheceram os principais cursos da instituição que é uma parceria do Programa Educar para Transformar. 

Portal da Educação - Para auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM, além das salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de 4 mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. 

Notícias Relacionadas