Secretaria da Educação do Estado lança concurso literário em homenagem aos 169 anos de Castro Alves

Para envolver os estudantes da rede estadual na poética de Castro Alves e no exercício da leitura e literatura, durante o ano letivo de 2016, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança o 'Concurso Festa literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves'. A iniciativa será apresentada no sábado (17/10), durante a V Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que segue até domingo (18/10), no município de Cachoeira, com o objetivo de celebrar os 169 anos do Poeta do Recôncavo baiano, comemorados em 2016, além de promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural.

>> Leia o regulamento completo

Podem participar do concurso todos os estudantes da rede estadual, regularmente matriculados, que deverão apresentar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), contemplando a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baiana. O concurso será realizado nas escolas da rede estadual de ensino, nos 27 Territórios de Identidade. “O concurso é uma forma de estimular o protagonismo desses estudantes como sujeitos produtores de arte literária. É, também, uma forma de manter viva, para a nossa sociedade, a genialidade da obra de Castro Alves que marcou a história de seu tempo, com a sua poética que vai do romantismo às questões de lutas pela abolição”, declara Nide Nobre, coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

“O concurso é uma forma de estimular o protagonismo desses estudantes como sujeitos produtores de arte literária", Nide Nobre - coordenadora

As escolas interessadas em participar devem acessar o regulamento do concurso. Após a adesão da escola, os professores passam a ter papel fundamental, pois deverão estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias. Para participar do concurso, as produções precisam atender os seguintes pré-requisitos: serem realizadas no ambiente de sala de aula; serem produzidas com exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual e atitude estética; tratarem especificamente do tema proposto e serem realizadas individualmente. Serão premiadas as 20 melhores obras de arte literária, sendo cinco de cada gênero literário.

Governo do Estado na Flica
Nesta edição, o Governo do Estado ampliou sua atuação na Flica, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de atividades relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo, além de contar com a participação direta de estudantes da rede estadual de ensino. A maior parte da programação acontece no Espaço Educar para Transformar, localizado no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Cachoeira. Lá, o público poderá conferir lançamento de livros, exposições, contação de histórias e saraus, entre outros eventos. O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da festa, através do programa de incentivos fiscais, Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. O evento conta, ainda, com patrocínio da Coelba e da Oi e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae e da Odebrecht.