Secretaria da Educação do Estado inicia aulas da nova etapa de cursos do PRONATEC-Prisional

Palavras-chave:
Fotos: Thiago Antunes
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta terça-feira (8), mais uma etapa dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC-Prisional), voltado para pessoas que cumprem pena em regime fechado, pessoas com penas alternativas e egressos do Sistema Prisional. A aula inaugural das primeiras turmas, com 20 vagas cada, foi realizada no Colégio Central da Bahia, em Salvador, para os cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Estampador de Tecidos e Estofador de Móveis. A iniciativa, que é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), beneficiará um total de 120 pessoas na capital e nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Jequié.
 
O superitendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, recepcionou as novas turmas do programa. "É uma honra ter vocês aqui. O nosso pedido é que nunca desistam da escola. O aprendizado sempre será uma relação de mão dupla onde todos podem trocar conhecimento e experiências de vida. E ao final do curso possamos comemorar a certificação da qualificação profissional neste mesmo auditório e com o sorriso de todos vocês".
 
O coordenador do PRONATEC-Prisional da SEC, José Antônio Matos, falou sobre a necessidade das políticas públicas de inclusão desenvolvidas pelo Estado. "O nosso objetivo é promover a qualificação profissional e contribuir com a reintegração social dos beneficiários do programa.E, mesmo com essa qualificação, precisamos que a sociedade esteja de portas abertas para reconhecer a importância de ofertarmos oportunidades para esses profissionais, dando condições para que possam prover o seu sustento financeiro".
 
Para Evandro Pereira, 23, o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão vai dar a ele a oportunidade de trabalhar como autônomo. "Vai me ajudar muito essa qualificação, porque vou poder trabalhar por conta própria e seguir uma carreira nesta profissão. Estou entusiasmado pelo curso".
 
Segundo Luciano Soares, 35, aprender uma nova profissão vai propocionar novas oportunidades no mundo do trabalho. "A gente sabe que o mercado está difícil para todos. Porém espero seguir com a profissão, me tornar um microempreendedor e mais tarde até poder ajudar outras pessoas a conseguirem um emprego".
 
Novas turmas - Ainda em Salvador, no dia 10 de março, às 9h, será realizada uma certificação para 31 apenados que realizaram o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, na Penitenciária Lemos de Brito.
 
No dia 15 de março, a aula inaugural para o primeiro semestre de 2022 será para a turma de montador de computador, no Presídio Ariston Cardoso, no município de Ilhéus, às 9h, para 20 alunos do Sistema Fechado. No mesmo dia, será realizada a aula inaugural, às 14h, para uma turma do curso de Pizzaiolo, com 20 apenados em regime fechado, no Conjunto Penal de Itabuna. Já no dia 17 de março, a aula inaugural da turma do curso de Agricultor Orgânico será às 14h, no Conjunto Penal de Jequié, para 20 apenados que cumprem pena no regime fechado, para egressos do sistema prisional e com penas alternativas.
 
Sobre o PRONATEC- Prisional - O Governo do Estado da Bahia, através da SEC e em parceria com a (SEAP), executa o PRONATEC-Prisional desde 2018, com a oferta de cursos para a reintegração social de pessoas em situação de privação de liberdade, por meio da formação profissional. Nos exercícios de 2018, 2019 e 2021 foram 614 matriculados em 15 cursos do Sistema Aberto e 16 cursos do Sistema Fechado, abrangendo 14 municípios e 12 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
 
Em 2022 serão ofertadas 10 novas turmas, num total de 200 vagas, sendo de sete turmas que compreende 140 vagas no Regime Fechado e três turmas com um total de 60 vagas no Regime Aberto.

Notícias Relacionadas