Secretaria da Educação do Estado forma primeira turma do Pronatec em Saubara

Rafael Nascimento de Jesus, 17 anos, é um dos 20 concluintes da primeira turma do curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Saubara. O curso, ofertado pela Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), contemplou estudantes do ensino médio. A qualificação amplia as oportunidades para que eles se beneficiem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem.

Muito feliz com a conquista, o estudante Rafael conta que procurou a qualificação profissional para alcançar objetivos. “Optei por este curso por ter afinidade na área e, também, para crescer na vida. Digo sempre aos meus colegas que estamos tendo oportundidade de nos qualificar, e não podemos perder estas chances, pois o mercado de trabalho exige muito”, afirmou o estudante do 3º ano que fez o curso em turno diferente ao qual estava matriculado.

Cintia Fabiana Dias do Nascimento, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio e concluinte do curso Auxiliar Administrativo, também está muito feliz com o resultado. “Nesses três meses, aprendi coisas que nunca pensei em aprender. Hoje, sei a importância da administração não só para área profissional, mas para minha vida. Foi uma experiência fantástica, perfeita”, comemora.

A diretora da unidade escolar, professora Maria Lenir Almada, reforçou a relevância do Pronatec para a formação dos jovens. “Graças ao programa, nossos jovens estão tendo a oportunidade de concluir o ensino médio com uma qualificação profissional, melhorando seu currículo, aumentando sua autoestima. Também têm mais chances de atender às demandas que venham a surgir em instituições do nosso município ou em qualquer outro lugar”, disse.

Os cursos ofertados pelo Pronatec têm duração de três meses. São oferecidos em turno diferente ao qual o estudante está matriculado. O curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, por exemplo, teve carga horária de 200 horas e integra o Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. A matriz curricular contempla  temas como: atuação nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, execução de atividade de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e legislação administrativa.

Notícias Relacionadas