Secretaria da Educação do Estado certifica 163 novos estudantes em curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O clima era de contentamento e de expectativa para 163 estudantes da rede estadual de ensino, nesta quarta-feira (23/4), no auditório do Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré. Os alunos receberam o certificado do curso Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública, em evento que contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que formou a segunda turma pelo projeto realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Todo jovem precisa aprender uma língua estrangeira, e o inglês abre muitos caminhos para os estudantes. O foco da Secretaria da Educação é, justamente, o estudante e o seu processo de aprendizagem, ampliando o horizonte cultural de cada um. Estamos trabalhando por uma educação que assegure a cada aluno o direito de aprender e de construir o ser percurso de aprendizagem como cidadãos autônomos”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Os estudantes estavam satisfeitos pela conclusão de mais esta etapa nos estudos. “Me sinto privilegiado. Não é sempre que temos essa oportunidade, e não é fácil chegar ao final deste curso. Na minha opinião, aprender inglês é tão importante quanto concluir o ensino médio, e vai me ajudar muito na minha vida profissional, disse Patrick Lima, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris). Aionã Oliveira Costa, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Estadual Ypiranga (Dois de Julho), também comemorava. “O curso abre portas e enriquece o currículo. É uma experiência para a vida toda”, disse.

O diploma foi concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufba e pela Secretaria da Educação aos estudantes que compuseram o segundo grupo,  coordenado pelo professor doutor José Newton de Seixas Pereira Filho. “Estes jovens estão sintonizados com o momento que o País vive. O projeto ensina o inglês não apenas para a Copa do Mundo e Olimpíadas, mas para o mercado de trabalho”, considerou.

Dinâmica – Os alunos estudam inglês básico em quatro períodos de 68 hora/aula, totalizando 272 horas de curso. O método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University, orientados pelos professores monitores, tutores, mestres, doutores e convidados da Ufba e outras instituições parceiras. As turmas contam, ainda, com aulas de reforço e de fixação voltadas para o Turismo Receptivo (ESP - English for Specific Purposes).

Atualmente, 600 estão em curso. Ainda há vagas disponíveis para os alunos da rede interessados em fazer o curso de inglês. As inscrições podem ser feitas no CJCC, localizado no Pavilhão Dalva Matos, no Colégio Estadual da Bahia (Central). Mais informações: (71) 3321-4028 / 3243-2836.

O CJCC é uma iniciativa de educação integral do Governo da Bahia, criada para ampliar o acesso dos estudantes às agendas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade, possibilitando, desse modo, uma nova relação com o ato de aprender.