Secretaria da Educação do Estado abre concurso de vídeo sobre Educação para a Saúde

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu, nesta segunda-feira (06/07), as inscrições para o Concurso de Vídeo Educativo destinado a estudantes da rede estadual, que tem como tema “Educação para a Saúde”. O concurso, regido pelo Edital nº 005/2015, tem como objetivo, promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, e estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola. Os vídeos em curta-metragem, com até três minutos de duração, deverão ser elaborados por estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental e/ou médio. As inscrições serão feitas nas unidades escolares da rede estadual até o dia 06 de outubro.  
 
As filmagens podem ser feitas com aparelhos celulares, tablets, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras e deverão ser gravadas em CDs ou DVDs. As unidades escolares devem divulgar e promover nas salas de aula a realização de atividades que contribuam para a elaboração de um roteiro que servirá como referência na produção dos vídeos, protagonizados pelos estudantes, sob a orientação de um professor.
 
“O concurso é um instrumento de estímulo para o fortalcimento do protagonismo juvenil em relação a essas temáticas"Rosa Gaspar
 
Os alunos poderão abordar os seguintes subtemas propostos: Prevenção a DST/Aids, Prevenção e Controle da Dengue e Chikungunya, Promoção à Alimentação Saudável e Práticas Corporais, e incentivo da Cultura de Paz. “O concurso é um instrumento para o fortalecimento do protagonismo juvenil em relação a essas temáticas em pauta, trabalhadas em sala de aula. Abre espaço para a discussão usando a metodologia participativa, fundamental para que seja trabalhada a promoção à saúde nas nossas escolas”, destacou Rosa Gaspar, técnica pedagógica da Coordenação de Educação, Ambiente e Saúde.
 
Premiação
Será premiado um vídeo por tema. Cada um dos estudantes da dupla de autores dos quatro vídeos selecionados pela comissão julgadora estadual receberá um tablet. Já as unidades escolares dos respectivos estudantes selecionados, receberão, por meio do professor  orientador, uma placa de menção honrosa. O resultado final do concurso será divulgado no dia 01 de dezembro de 2015, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A premiação acontecerá até o dia 10, do mesmo mês.
 
Fique atento aos critérios de avaliação, seleção, desclassificação e calendário.
 
 
 
 

Notícias Relacionadas