Secretaria apoia estudantes baianos nas paraolimpíadas escolares

Empolgados com as Paraolimpíadas Escolares 2011, que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto, em São Paulo, e nutrindo o sonho de virem representar o Brasil nas Paraolimpíadas de 2016, 13 estudantes da rede pública estadual de ensino visitaram, nesta terça-feira (23/8), a Secretaria da Educação. Acompanhado dos seus professores instrutores, Virgílio Leiro e Gerson Coutinho, o grupo veio agradecer o apoio recebido da Secretaria.

As Paraolimpíadas Escolares 2011, promovidas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, são destinadas aos alunos com deficiência física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos, e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio. A participação se dá por meio de representações enviadas pelas 27 unidades da federação.

Representantes - A Bahia será representada por adolescentes ligados ao Instituto de Cegos da Bahia, ao Instituto de Organização Neurológico da Bahia (ION) e ao Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Nicandro Macedo. A delegação baiana contou, também, com o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Colégio Militar da Bahia, que cederam, respectivamente, espaços do Centro Esportivo de Ondina e do Centro Olímpico Militar, para os treinamentos.

“Essa é a segunda vez que participo desse evento. Na primeira vez, ganhei medalha de ouro em natação. Minha expectativa é representar bem o meu estado e trazer outra medalha”, diz Jean Carlos de Oliveira, 18 anos, estudante da 8ª série do Colégio Estadual Eraldo Tinoco.

O colega Everton Silva de Jesus, 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Raimundo Gouveia, também participa da competição na modalidade futebol de cinco (para cegos). “Já ganhei medalha de prata e de ouro, em natação. Agora, vou disputar no futebol e espero ter um bom desempenho. É só alegria”, anima-se.

“As paraolimpíadas  escolares são um agente motivador para estes meninos,  que participam das modalidades de atletismo e natação, além de futebol de cinco e manifestam o desejo de dar continuidade aos esportes por meio dos campeonatos estaduais, regionais e brasileiros que existem”, afirma o professor Gerson Coutinho.

O coordenador de Cultura Corporal dos Esportes no Currículo, da Secretaria da Educação, Neuber Costa, informa que o seu setor é responsável pela formação de professores de educação física da rede e pela distribuição de materiais didáticos para eles. “Além disso, organizamos os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), envolvendo, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos”, completa.