Secretaria amplia projetos de arte e cultura e abre inscrições

Os projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo juvenil, serão ampliados em 2016 com o 1º Festival Estudantil de Teatro (Feste). Esta é mais uma iniciativa do programa Educar para Transformar no que se refere ao fortalecimento da educação básica. Os estudantes já podem desenvolver suas criações tanto para o Teatro como para os demais projetos de arte e cultura, das distintas linguagens, diretamente nas suas escolas onde estão matriculados. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 17 de junho.

4º Encontro Estudantil da Rede Estadual realizado em 2015
A rede estadual conta com os seguintes projetos artísticos e culturais: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Canto Coral Estudantil (Encante), Dança Estudantil (Dance), Educação Patrimonial e Artística (EPA). Além do Festival Estudantil de Teatro (Feste), outra novidade para 2016 é a implantação dos cineclubes nas escolas, projeto em parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Ministério da Cultura.

De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, é essencial que os gestores, professores e coordenadores se coloquem na situação de aprendizes para repassar toda essa experiência aos alunos em sala de aula. “Acabamos a fase de adesão das escolas e iniciamos agora o momento de sensibilização dos estudantes que serão inspirados a desenvolverem suas artes nos projetos que têm mais afinidade”, explica a educadora.

Nide Nobre também ressalta que a característica principal dos projetos é a liberdade criativa. “É a partir do contato com essas linguagens que os estudantes começam a perceber e a traduzir o mundo com um novo olhar, se posicionando diante dele com a sua criação e reflexão, seja através de uma pintura, coreografia, arte literária, canção e outras formas de expressão artística”, conclui.

Fases de culminância – Após o período de inscrição dos projetos nas escolas, que vai até 17 de junho,  começa a seletiva dos projetos com a etapa escolar, de 07/07 a 05/08. Os estudantes irão apresentar suas criações por meio de festivais, saraus, mostras e exposições.

No período de 08/08 a 16/08, os estudantes que tiverem suas criações selecionadas na fase escolar farão as inscrições nos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para participarem da fase regional. Para isso, os estudantes finalistas participarão de cursos preparatórios para as culminâncias regionais que deverão acontecer entre os dias 30/08 a 30/09. Já no mês de outubro, entre os dias 03 e 07, serão realizadas as inscrições na Secretaria da Educação dos projetos finalistas para a etapa estadual, que acontece durante o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual.