SEC reúne gestores e coordenadores de escolas indígenas para encontro formativo em Salvador

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Fotos: Ajayô Filmes
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quarta (23), um encontro formativo com gestores e coordenadores indígenas da Bahia, para subsidiar os profissionais na construção de ações administrativas e intervenções pedagógicas nas escolas de Educação Indígena do Estado. O evento segue até a próxima sexta (25), no Hotel Fiesta, em Salvador, com palestras, debates, apresentação de projetos e troca de experiências educacionais.
 
Iniciado com um ritual indígena, o primeiro dia de formação contou com a palestra “Gestão da escola indígena” da professora Rosilene Tuxá, representando a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre gestão escolar com os gestores Tayra Tuxá, Magnólia Tupinambá e Railson Bráz Pataxó. Na oportunidade, também foram realizadas apresentações sobre os sistemas de Educação da SEC. 
 
Railson Braz, diretor do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, parabenizou o evento e disse estar com boas expectativas para os próximos dias. “O momento está sendo proveitoso para tirarmos dúvidas e organizarmos as nossas ações para o futuro. Vejo o evento como mais uma ação voltada para a Educação Escolar Indígena, que mostra a sensibilidade com a causa e fornece a oportunidade de apresentarmos e compartilharmos as nossas experiências, em busca de uma Educação que de fato nos representa”.
 
A coordenadora da Educação Escolar Indígena da SEC, Adenilza Kiriri, avaliou que pensar e realizar ações sobre o tema é revisitar o trajeto histórico e considerar os fatores envolvidos para transformações sociais e culturais. “Precisamos discutir uma Educação Escolar Indígena que se  afaste das pedagogias  homogeneizantes e dos  conteúdos  prontos  que caem de paraquedas. É vital que toda a comunidade se aproprie da sua escola e participe dela de modo ativo, pensando conjuntamente o seu currículo, missão e os valores adotados. A reflexão sobre a importância da escola para a comunidade pode apontar caminhos para que os estudantes busquem sua autonomia e pertencimento”.
 
A programação continua nesta quinta (24), com os temas: “Orientações sobre a  utilização  de  capital,  custeio,  procedimentos  de planejamento para  solicitação  de  recursos,  uso  e  comprovações, programas  da  SEC” e “O novo ensino Médio no contexto da Educação Escolar Indígena  Apresentação  das  ações  do  Fórum  de  Educação  Inclusiva  dos  Povos Indígenas da Bahia”, fechando com uma avaliação dos temas. Na sexta, será realizada uma roda de conversa com os participantes sobre acompanhamento pedagógico, avaliações, intervenção pedagógica e administrativa nas escolas indígenas e projeto pedagógico Indígena.

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