SEC realiza solenidade de assinatura de contrato de estágio de 300 estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

Palavras-chave:
Foto: Amanda Chung
Um auditório lotado marcou a solenidade de assinatura de contrato de estágio de 300 estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual da Educação Profissional e Tecnológica das unidades escolares do Território Metropolitano de Salvador (NTE 26), nesta quarta-feira (5), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Os novos contratados irão atuar na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), nos centros e nas unidades escolares da rede estadual de ensino, graças ao Programa Primeiro Emprego.
 
Presente à cerimônia, a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, acompanhada do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, destacou a importância do estágio curricular na rede estadual de ensino. “Temos, aqui, um auditório cheio de esperança, protagonizada pela nossa juventude, que compõe uma rede com mais de 1.700 escolas e cerca de 700 mil estudantes, sendo que destes 108 mil estão vinculados à Educação Profissional e Tecnológica. Estamos aqui formando pessoas que já exercitam escolhas e a nossa rede as apoia e as acolhe. O Primeiro Emprego é um programa instigante porque oportuniza ao estudante a primeira experiência, exigida pelo mundo do trabalho”. 
 
Ao promover a articulação entre a teoria e a prática em espaços educativos, indispensáveis para o seu preparo para a vida em sociedade e formação plena para o mundo do trabalho, o estágio curricular visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos dos cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica. É o que afirmam os alunos contemplados, a exemplo de Camile Souza e Bianca Anjos, ambas de 17 anos e estudantes do Colégio Estadual Góes Calmon, no bairro de Brotas em Salvador.
 
“Estou bem feliz, porque é uma oportunidade de aprender mais sobre o curso técnico de Informática que fazemos. Vamos poder unir a teoria à prática, o que vai nos dar uma experiência para entrarmos no mercado de trabalho”, disse Camile. A colega Bianca acrescentou: “Vai ser uma vivência muito importante que vai agregar conhecimentos nas nossas vidas”.
 
Foto: Amanda Chung
O estudante João Felipe Cerqueira, 18, que faz o curso técnico em Administração, no Colégio Estadual Professora Noemia Rego, no bairro de Valéria, também está empolgado com o novo desafio. “Este estágio que farei na minha área, na secretaria escolar de um outro colégio estadual, graças ao programa do Governo do Estado, representa uma grande oportunidade para eu me inserir no mercado do trabalho e ganhar o meu futuro. Sem esta chance seria mais difícil conseguir um emprego depois de formado, já que as empresas exigem experiência”.
 
O coordenador geral de Políticas de Juventude, Nivaldo Millet, relatou sua experiência e parabenizou o Governo do Estado pela criação do Primeiro Emprego. “Venho da escola pública, onde tive as maiores oportunidades da minha vida. Só me arrependo de não ter feito um curso da Educação profissional. A Bahia é uma referência na construção de políticas públicas para a juventude. Quero parabenizar cada um dos estudantes que está aqui disposto a vencer com a esperança de construir um amanhã diferente. E a secretária Adélia é uma parceira importante na nossa luta por uma educação transversalizada”.

Notícias Relacionadas