SEC realiza seminário sobre Avaliação SABE, nesta quarta-feira (12)

Fotos: Claudionor Jr.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais, está promovendo, nesta quarta-feira (12), o Seminário de Apropriação dos Resultados do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, que conta com a presença de 600 participantes, tem como objetivo promover um debate entre os gestores educacionais dos municípios sobre a metodologia e o uso dos dados para decisões educacionais.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do evento: “É uma alegria reunir as equipes técnicas dos nossos municípios para discutir um tema que é da vida dos nossos estudantes. Foi uma decisão da SEC fortalecer uma rede de avaliação nos municípios, para compartilhar os resultados do SABE", disse.

O seminário serve como um espaço de troca entre diretores, coordenadores e gestores presentes. O coordenador municipal de avaliação do município de Alagoinhas, Matheus Macedo de Oliveira, expressou sua satisfação em participar do evento. “Este encontro consegue encaixar todos os municípios na mesma página. Todos nós estamos trabalhando em prol da alfabetização e é muito importante que a gente consiga falar a mesma língua, olhando para os mesmos resultados. Como representante da secretaria, pretendo absorver o máximo de informações possíveis e as novas perspectivas para entender como essa dinâmica pode ajudar no nosso município. Ou seja, como Alagoinhas pode se desenvolver mais e como podemos continuar trabalhando para alcançar o nosso objetivo”.

Os temas abordados incluem Indicadores Contextuais, Monitoramento da Qualidade e Equidade na Educação”; “Avaliação em larga escala para o fortalecimento da colaboração entre Estado e municípios”, e Uso dos resultados da avaliação para a gestão pedagógica.

A diretora pedagógica da Secretaria da Educação da cidade de Boninal, Claudiana Reis, falou da relevância do seminário para os gestores municipais. “Este encontro e toda a proposta da avaliação SABE são muito importantes para nos fortalecer. Ter aqui uma parcela significativa de representantes da educação baiana torna este ambiente muito rico, de muito aprendizado e troca. Aqui as diferentes realidades dos municípios baianos se aproximam para contribuir uma com as outras para o bem dos nossos estudantes”.