SEC realiza live sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta quarta-feira (15)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta quarta-feira (15), às 17h30, uma live sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Canal da Educação Bahia do Youtube. A atividade marca a conclusão do módulo 1 da formação Ampliando Universos pela Educação de Jovens e Adultos (AUEJA), que está sendo promovida pela SEC em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A formação é direcionada para 2.500 educadores da EJA, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores, na modalidade de Educação à Distância, com carga horária de 120 horas, dividida em cinco módulos – sendo que o primeiro foi iniciado em agosto.

A coordenadora da EJA, Isadora Sampaio, destaca a importância da formação para jovens e adultos. “Este é um momento histórico para a EJA, que inicia uma nova fase de formação, de forma integrada, moderna, conectada com o século 21, trabalhando na perspectiva da inclusão digital, da ciência, da cultura, com vistas no aprimoramento de saberes, técnicas e do exercício do fazer pedagógico. Os sujeitos da EJA são indígenas, do campo, quilombolas, com necessidades e deficiências específicas e, por isso, trabalhamos com eles de forma interdisciplinar e integrada, levando em conta a diversidade e pluralidade de cada um”.

Sobre a EJA – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui em uma modalidade da Educação Básica inserida nas políticas públicas nacionais, com o objetivo de assegurar aos jovens, adultos e idosos o direito à educação de qualidade, considerando a especificidade do seu tempo humano. Com uma metodologia diferenciada, a EJA apresenta uma proposta pedagógica pautada em eixos temáticos e temas geradores que dialogam com os diversos componentes curriculares da Educação Básica e os saberes adquiridos pelos estudantes na sua vivência. Estão matriculados na EJA 150.521 estudantes, nas suas diferentes ofertas (PROEJA, Tempo de Aprender, Tempo Juvenil e Tempo Formativo).