SEC realiza live para orientar e tirar dúvidas sobre a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Palavras-chave:
A dois dias do final das inscrições para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e estudantes participaram, nesta terça-feira (18), da live “Olimpíada de Língua Portuguesa em diálogo com a rede estadual de ensino: esclarecimento e trocas”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O encontro contou com as participações do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, e das professoras Lícia Beltrão e Patrícia Calheta, ambas da Rede de Ancoragem do Centro de Pesquisa e Ação Comunitária, parceira na realização da olimpíada junto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
 
 
O subsecretário Danilo Souza falou sobre a importância da olimpíada como estratégia de acesso à aprendizagem. “Neste país de tantas desigualdades, de tantos problemas do ponto de vista educacional que precisam ser solucionados, temos mais de 80% dos profissionais da Educação Básica do sexo feminino. São as professoras do Brasil que movem a escola pública, se dedicam incansavelmente para construir com nossas crianças e nossos jovens e adultos o acesso a um bem que é fundamental e que é um direito e não um privilégio, como lembra o nosso grande educador baiano, Anísio Teixeira. Na Bahia, temos o Bahia Olímpica, um programa que tem conquistado medalhas e diversas menções honrosas, colocando o nosso Estado como campeão em várias olimpíadas brasileiras”.
 
Realizada pelo Itaú Social com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e a aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano tem como proposta reconhecer o trabalho colaborativo realizado entre professores e estudantes, por meio de relatos de prática e registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados por ambos durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio). As inscrições terminam nesta quinta-feira (20). No Portal Escrevendo o Futuro, é possível conferir o passo a passo para a inscrição e adesão (https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso). 
 
Durante a live, as professoras convidadas, Lícia Beltrão e Patrícia Calheta, orientaram os participantes sobre questões como categorias de inscrição; oficinas e caderno docente e deram sugestões para a construção dos relatos de prática – que devem conter estratégias, soluções, alternativas e inovações encontradas pelos professores na execução das atividades, em meio à pandemia, com suas turmas, garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem com os alunos. Mediada pelo professor Ivan de Pinho Espinheira Filho, a live contou também com as participações de Shirley Costa, coordenadora do Bahia Olímpiada da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e das professoras Márcia Mendes e Vilma Cristina dos Santos. A atividade contou, ainda com a contribuição dos intérpretes de Libras, Guilherme Andrade e Igor Brandão.
 
Bahia Olímpica – Através do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Só em 2020, o Bahia Olímpica registrou 1.501.826 inscrições de estudantes nas mais de dez olimpíadas do conhecimento, com a conquista de 842 medalhas por estudantes baianos.

Notícias Relacionadas