SEC realiza encontro com o foco na alfabetização de crianças na Bahia

Foto: Claudionor Jr.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (4), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o primeiro encontro presencial de alinhamento com os articuladores regionais do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade, que segue até quarta-feira (5), tem o objetivo de promover discussões e reflexões a respeito dos caminhos de gestão, formação, avaliação e mobilização percorridos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) no desenvolvimento do programa, em 2024.

A missão da Renalfa é liderar a implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização de crianças. Este propósito vem sendo desenvolvido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é o programa prioritário do Ministério da Educação (MEC). Durante o encontro, estão sendo compartilhadas experiências exitosas de gestão dos articuladores regionais para consolidar resultados de ações já desenvolvidas e apresentadas as já realizadas e em andamento nos eixos material didático e reconhecimento educacional. Além disso, serão apresentados e analisados os resultados da Avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano, da Plataforma PARC/CAED.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, afirmou que esta é uma agenda de monitoramento das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal. “É o monitoramento das ações e a análise dos resultados das avaliações que nós fizemos nos 417 municípios. Então, a gente vai olhar os resultados de cada município, corrigir a rota e o exercício da formação que a gente vem fazendo nos territórios e nos municípios, além de outras ações que podemos aportar para potencializar a agenda da alfabetização nos municípios”, destacou.

A articuladora regional de formação Sandra Santos, que atua no Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Paraguaçu (NTE 14), explicou o seu papel. “O articulador regional de formação é aquele agente que está lá na ponta, conduzindo as ações junto aos municípios. No caso do NTE 14, nós temos 13 municípios jurisdicionados e todos eles possuem um articulador municipal. Neste processo, nós, na sede do NTE, estamos passando as informações, acompanhando e fazendo as intervenções. Temos desenvolvido as ações conforme as orientações e obtido êxito. Tenho certeza que isso será cada vez mais fortalecido”, disse.

O primeiro dia do encontro contou com a participação do representante da Associação Bem Comum, Luciano Nery Ferreira; da representante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silvanne Ribeiro; da representante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Iêda Fátima da Silva; da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova; do diretor de Planejamento e Gestão da Aprendizagem, Astor Vieira Júnior; da articuladora estadual, Graciene Guimarães, da articuladora estadual e representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba), Eronize Souza, dentre outros.