SEC promove aula inaugural dos cursos técnicos do PRONATEC abordando inovação tecnológica

A aula inaugural dos cursos técnicos de nível médio ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), realizada nesta segunda-feira (9), através do Canal da Educação Bahia no Youtube, contou com palestra sobre o tema “Desafios curriculares da Educação profissional para a formação empreendedora de jovens e adultos voltados à cultura de projetos de inovação tecnológica na escola", ministrada pelo superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Agnaldo Freire. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) ofertou 1.050 vagas para três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, falou sobre a importância do PRONATEC na perspectiva de inserção no mundo do trabalho. “Este programa traz essa perspectiva de articular formação de maneira mais rápida e mais efetiva, fazendo um diálogo com o mercado de trabalho e suas possibilidades e, sobretudo, apostando na capacidade criativa do povo da Bahia, que tem sido uma agenda muito forte da SEC.”

O superintendente da SECTI, Agnaldo Freire, palestrou sobre o tema da palestra. “O mundo sempre vive em busca de uma oportunidade profissional e ela é acirradíssima, extremamente competitiva e exigente, e este contexto atual que atravessamos traz algumas questões que antes da pandemia já se faziam presentes e agora muito mais. Quando buscamos uma oportunidade no mundo do trabalho, temos que ter em vista uma qualificação, ou seja, um conjunto de conhecimentos que é sempre apreciado por quem emprega e pela educação empreendedora. E é importante ressaltar que a presença da inovação tecnológica está cada vez mais demandada no mercado do trabalho”.

Antes da palestra, o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, falou sobre as ofertas, que “visam preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho”. Os três cursos técnicos – Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI); e Promotor de Vendas – são voltados aos estudantes ou egressos da rede pública de Educação (no âmbito federal, estadual e municipal) ou de instituição filantrópica ou ainda de instituição privada na condição de bolsista integral, e são ligados ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios. O acesso se dará pela plataforma Colaborativirus (SEC/Instituto Anísio Teixeira), pelo endereço colaborativirus.pat.educacao.ba.gov.br.

Durante a aula inaugural, foram exibidos vídeos com ex-estudantes falando sobre a importância do PRONATEC em suas trajetórias profissionais; além de depoimentos do agricultor familiar da Aldeia Massacará de Euclides da Cunha, Rodolfo Moreira; da representante do Movimento dos Pequenos Agricultores de Aracatu, Devilva Araújo; do agricultor familiar de Serra Dourada, Laercio Oliveira; do assistente de Recursos Humanos de Feira de Santana, Luís Inácio Pereira; e da presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Valdirene Oliveira. Mediada pela coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, a aula contou com os intérpretes de libras Daniel Melo e Êudi Rufino.