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SEC participa de encontro com as famílias Indígenas Tupinambá de Olivença, em Ilhéus
Publicado em sex, 22/12/2023 - 17:39 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: Divulgação
O encontro envolveu 450 pessoas, entre estudantes líderes e ouvidores das escolas do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 05), representantes do colegiado escolar, gestores escolares, famílias dos estudantes das quatro escolas indígenas e lideranças.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou do encontro e conheceu uma sequência didática construída com o auxílio do Educa Mais Bahia, com a participação de estudantes indígenas que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Essa sequência envolve pesca tradicional ancestral, cultura e conservação da natureza a partir da sabedoria e das práticas indígenas. Isso é um exemplo de riqueza de uma escola indígena”, comentou.
Sobre a Educação Escolar Indígena - A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 7.449 estudantes matriculados e 70 unidades escolares indígenas. Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a Educação Escolar Indígena, o Governo do Estado está implantando projetos e políticas públicas que levem em conta as especificidades dos povos originários na Bahia, a exemplo da convocação de 14 coordenadores pedagógicos Indígenas aprovados no concurso público e a convocação de 163 professores indígenas aprovados em Processo Seletivo Reda e Reda Emergencial.
Neste ano, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o Projeto de Lei nº 24.869/2023 enviado pelo Governo do Estado, que reestrutura os vencimentos da carreira de professores e coordenadores indígenas. Outras ações foram realizadas, como o apoio à realização de Jogos Estudantis Indígenas da Bahia (JEIBA), o VI Fórum de Educação Inclusiva dos Povos da Bahia, o VIII Fórum de Educação Escolar Indígena da Bahia; a promoção de encontro formativo para atualização e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas (PPPIs) e o acompanhamento pedagógico às escolas indígenas, além do início da licitação de modernização e construção de mais oito escolas indígenas, afim de qualificar as infraestruturas das escolas e proporcionar um ambiente propício a implementação do ensino em tempo integral nas comunidades indígenas.
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