SEC participa de encontro com as famílias Indígenas Tupinambá de Olivença, em Ilhéus

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta sexta-feira (22), no Colégio Indígena Tupinambá de Olivença, localizado em Ilhéus, de um encontro com as famílias Indígenas Tupinambá de Olivença no Território Litoral Sul. A atividade teve o objetivo de refletir sobre o contexto da Educação Escolar Indígena no Território bem como promover a apreciação dos projetos estudantis em destaque nas quatro unidades escolares da localidade. 
 
O encontro envolveu 450 pessoas, entre estudantes líderes e ouvidores das escolas do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 05), representantes do colegiado escolar, gestores escolares, famílias dos estudantes das quatro escolas indígenas e lideranças. 
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou do encontro e conheceu uma sequência didática construída com o auxílio do Educa Mais Bahia, com a participação de estudantes indígenas que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Essa sequência envolve pesca tradicional ancestral, cultura e conservação da natureza a partir da sabedoria e das práticas indígenas. Isso é um exemplo de riqueza de uma escola indígena”, comentou. 
 
A programação contou com apresentação do Coral Indígena do Acuípe de Baixo; apresentação do ritual Tupinambá “Porancy” com estudantes indígenas, diálogo sobre as políticas públicas do governo do Estado voltadas para os estudantes indígenas, bem como o compromisso com a gestão da aprendizagem no contexto da Educação Escolar indígena; apresentações artísticas e culturais do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, Colégio Estadual Indígena Amotara e Colégio Estadual Indígena do Abaeté.
 
Sobre a Educação Escolar Indígena - A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 7.449 estudantes matriculados e 70 unidades escolares indígenas. Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a Educação Escolar Indígena, o Governo do Estado está implantando projetos e políticas públicas que levem em conta as especificidades dos povos originários na Bahia, a exemplo da convocação de 14 coordenadores pedagógicos Indígenas aprovados no concurso público e a convocação de 163 professores indígenas aprovados em Processo Seletivo Reda e Reda Emergencial.
 
Neste ano, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o Projeto de Lei nº 24.869/2023 enviado pelo Governo do Estado, que reestrutura os vencimentos da carreira de professores e coordenadores indígenas. Outras ações foram realizadas, como o apoio à realização de Jogos Estudantis Indígenas da Bahia (JEIBA), o VI Fórum de Educação Inclusiva dos Povos da Bahia, o VIII Fórum de Educação Escolar Indígena da Bahia; a promoção de encontro formativo para atualização e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas (PPPIs) e o acompanhamento pedagógico às escolas indígenas, além do início da licitação de modernização e construção de mais oito escolas indígenas, afim de qualificar as infraestruturas das escolas e proporcionar um ambiente propício a implementação do ensino em tempo integral nas comunidades indígenas.

Notícias Relacionadas