SEC lança o Programa de Aprendizagem Profissional e insere mais de 100 estudantes no mundo do trabalho

 

 

Fotos: Claudionor Jr. SECBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quarta-feira (1), o Programa de Aprendizagem Profissional, que possibilita a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, por empresas de médio e grande portes. O lançamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, em Salvador, onde os estudantes serão beneficiados.

Com o programa, os estudantes serão inseridos no mundo do trabalho com a proposta pedagógica que alia a prática à formação profissional. Inicialmente, foram contratados por oito empresas mais de 100 estudantes do curso técnico em Administração, na modalidade Médio Integrado do CEEP. Os estudantes assinaram o contrato com as empresa, cuja vigência começou hoje.

A estudante Mariana Silva Barros, 2º ano do continuum 2020/21, foi uma das contratadas e falou sobre as expectativas. “A partir deste programa, nós, estudantes, teremos a oportunidade de lançar o nosso olhar ao empreendedorismo e à intervenção social, bem como fomentar mudanças no contexto em que estamos inseridos. Somos imensamente gratos pela oportunidade de iniciar a primeira turma do Aprendiz Profissional e tudo faremos para corresponder às expectativas depositadas em nós”, afirmou.

O programa terá a duração de 15 meses, sendo quatro de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho, com carga-horária de 1.316 horas. Os jovens aprendizes serão remunerados pelo tempo de formação e atuação, com carteira assinada e direitos garantidos, como a auxílio transporte.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues no ato, destacou o alcance desta política para o futuro dos estudantes. “Este programa é mais uma oportunidade de aprendizado neste processo de formação dos futuros técnicos de nível médio em Administração e dos demais aprendizes que serão contemplados. Isso se soma a um conjunto de políticas públicas adotadas pelo Governo da Bahia, visando a formação e a inserção cidadã dos estudantes no mundo do trabalho, a exemplo do programa Educar para Trabalhar”.

A superintendente interina da Educação Profissional e Tecnológica, Elisabete Costa,  também falou sobre a importância do programa para os estudantes. "O Programa de Aprendizagem Profissional é um marco importante para os jovens estudantes, uma vez que possibilita a formação técnica interligada com a prática e a inserção digna no mundo do trabalho. Representa uma grande oportunidade na vida desses jovens aprendizes, criando expectativas para mudança no seu projeto de vida pessoal e profissional".

O programa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb), e do Itaú Educação e Trabalho (IET).  Também participaram do lançamento a diretora do CEEP Severino Vieira, Juçara Santos; Marcelo Gavião, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre; e Taís Arruti, auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho.

 

Notícias Relacionadas