SEC e escolas estaduais celebram o Dia Internacional da Mulher com diversas atividades

Palavras-chave:
Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou diversas atividades alusivas à data, que simboliza a luta histórica das mulheres por seus direitos. As ações também foram desenvolvidas no âmbito pedagógico nas escolas estaduais, por meio de palestras, rodas de conversas, leitura de textos, mural interativo e entrega de absorventes, dentre outras. 
 
Fotos:Divulgação
No Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon, localizado em Miguel Calmon, as estudantes estão participando do projeto “Dignidade menstrual é projeto de vida”, por meio do qual são feitas reflexões durante as aulas sobre a importância do programa desenvolvido pela SEC. A iniciativa do governo do Estado consiste na distribuição mensal de um pacote de absorventes descartáveis para estudantes regularmente matriculadas na rede estadual, na faixa etária de 11 a 45 anos, e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.
 
A estudante Beatriz Sena, 17, que cursa o 3º ano na unidade escolar, falou da importância do programa em sua escola. “É muito importante para nós, mulheres, pois muitas estudantes não têm condições de comprar absorventes e, com esta iniciativa, estamos recebendo o material na escola de forma gratuita. Além disso, dialogamos sobre as ações do programa e sobre temas relacionados à saúde da mulher através do projeto da escola”. 
 
Em Aporá, no Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, os professores realizaram uma sequência didática de leitura dialogada, refletindo sobre um texto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com informações sobre pobreza menstrual. No pátio da escola, um mural interativo com mitos e verdades sobre a menstruação chamou atenção dos estudantes. Além disso, houve distribuição de absorventes com brindes e registro de fotos com molduras como uma forma de enfrentamento aos tabus, naturalizando a condição de pessoas que menstruam.
 
A estudante Núbia de Souza, 18, 3º ano, aprovou a iniciativa. “Eu achei muito importante, pois trata-se de uma realidade que não é muito distante da gente, porque ainda existe muito tabu em relação ao tema e precisamos quebrar o preconceito dos homens. Esta é uma data marcante, de carinho e respeito a todas as mulheres do mundo”, afirmou. 
 
Ações da SEC – Dentre as ações desenvolvidas pela SEC, destaca-se a palestra com o tema “Panorama atual e perspectivas das epidemias no Brasil”, apresentada pela médica infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes. A atividade ainda contou com a participação da superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, que também abordou o tema. 
 
Outro destaque foi o programa Estações do Saber - Conexões, que fez uma homenagem às mulheres, em uma transmissão ao vivo, diretamente de Juazeiro, através do canal do programa no YouTube (https://bit.ly/3tIjTzq). A edição trouxe conteúdos sobre a história e a importância do empoderamento feminino com a participação de convidados como Joana Guimarães e Dodi Leal, além da entrevista com a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê e matérias voltadas ao protagonismo feminino em diferentes campos. Os estudantes da rede estadual também participaram do debate com os convidados. 
 
A programação da campanha “Março mulher” continua na quinta-feira (10), com uma roda de conversa, às 12h30, no auditório da SEC, com o tema “Valorização e os desafios da mulher no ambiente de trabalho”, comandada pela psicóloga Marta Campos. No dia 16, às 15h, também no YouTube do IAT, será apresentada uma palestra com o tema “Violência contra a mulher: como identificar e combater?”, ministrada pela major da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Teresa Raquel, e pela assistente social Beatriz Portela. Já no dia 17 de março, às 12h30, no auditório da SEC, será exibido o filme “O diabo veste prada”. A programação será encerrada no dia 24 de março, no mesmo horário e local, com a exibição do filme “Para sempre Alice”.

Notícias Relacionadas