SEC disponibiliza quarta temporada do Simula SABE com novos desafios de Língua Portuguesa e Matemática

A plataforma Simula SABE disponibilizou, nesta terça-feira (1º), a quarta temporada com desafios de Língua Portuguesa e Matemática. São seis novos desafios que biscam proporcionar um jogo ainda mais estimulante para os estudantes, professores e demais interessados. Criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a plataforma tem a proposta de fortalecer a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia do novo Coronavírus.

O Simula SABE é um jogo dinâmico e interativo e tem como base o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos, bem como avalia as suas dificuldades e o seu desempenho. O jogo pode ser acessado através do link http://simulasabe.educacaobahia.com.br/. Qualquer participante pode enviar suas dúvidas e comentários através do e-mail do Simula SABE: simulasabe@enova.educacao.ba.gov.br.

Até o momento, o jogo conta com 10.039 participantes, sendo 91% da rede estadual, com 1.078 escolas representadas. A estudante Luana Beatriz, 14, do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Frederico Costa, no bairro de Vila Laura, vem se destacando com o primeiro lugar no ranking geral, somando quatro medalhas de ouro e duas de bronze. "Achei a plataforma muito fácil de acessar e a estrutura das questões é muito boa, o que vem me ajudando muito na aprendizagem. Existir um ranking também estimula, porque nos sentimos valorizados por sairmos bem nos desafios", destacou.

A assessora da SEC, Aline Oliveira, coordenadora da plataforma Simula SABE, afirma que tem sido muito gratificante poder incentivar o protagonismo dos estudantes da rede estadual e ressignificar a avaliação: "Estamos muito felizes com os resultados do Simula SABE. O diálogo com nossos estudantes tem sido crucial para promovermos melhorias na plataforma e termos uma ferramenta que, de fato, auxilie os estudos. O Simula SABE estimula os estudantes a se exercitarem com contínuas autoavaliações. De forma fluida e prazerosa, eles enxergam o próprio desempenho e entendem os conteúdos que ainda não foram assimilados. Desejamos gamificar ainda mais o Simula SABE e ampliar as séries e disciplinas oferecidas".

Como jogar?
O usuário deve se inscrever no jogo, atentando-se, sobretudo, para o endereço de e-mail cadastrado. Após a inscrição, é enviado ao jogador(a) um e-mail com a chave individual de acesso ao desafio escolhido e esta chave direcionará o usuário ao painel de questões. Cada desafio possui 20 questões de uma determinada disciplina (Língua Portuguesa ou Matemática), que devem ser respondidas no período de 50 minutos. Não é recomendável a utilização de consultas externas.

Ao final do jogo, o participante receberá um novo e-mail, contendo o link de acesso à correção do desafio realizado. Para que o estudante perceba a sua evolução conectada aos demais jogadores, o site disponibiliza o Ranking do Simula SABE. Na medida que o jogador acerta mais questões e realiza mais desafios, sua pontuação no ranking aumenta.