SEC debate estratégias para busca ativa de estudantes por meio do programa Bolsa Presença e do esporte escolar

Palavras-chave:

Foto: Claudionor Jr/SECBA.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (8), o primeiro dia do seminário "Bolsa Presença como uma das estratégias de busca ativa de estudantes da Educação Básica da Bahia”.  O evento, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), segue até esta quarta (9), reunindo professores, dirigentes e coordenadores pedagógicos dos Núcleos Territoriais de Educação, para um diálogo sobre procedimentos administrativos e orientações pedagógicas sobre o tema. Paralelo ao evento, acontece também uma formação de articuladores que trabalham com Educação Física e esporte escolar, como mais uma estratégia de busca ativa na rede estadual de ensino.   

Para Danilo Melo, subsecretário da SEC, o momento trouxe esclarecimentos para os participantes e vai contribuir para que as políticas públicas cheguem aos estudantes com todo o seu potencial. “Os programas apresentados fazem a diferença. São ações agregadoras que possuem um grande potencial para mudar vidas. Nosso objetivo é promover uma educação que emancipe os estudantes e valorize todos os processos da área da Educação. Lidamos com pessoas no auge de suas possibilidades, que querem uma escola viva e acolhedora. Ações como essas precisam ser dialogadas com frequência e a troca de informações é essencial para garantir que os estudantes e suas famílias possam ser beneficiados como um todo”.

O encontro de formação com os articuladores debateu os temas busca ativa, esporte educacional na Bahia, ações do Comitê Paralímpico Brasileiro,  esporte de inclusão, Jogos Escolares da Bahia e o projeto Mais Esporte. Yara Pereira, que é professora de Educação Física e gestora do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, em Palmeiras, comentou que estes encontros de formação sobre as temáticas contribuem para a aplicação correta dos projetos e das políticas públicas. “O momento está maravilhoso, com um debate interessante sobre ferramentas que podemos usar como busca ativa. A SEC acerta quando pega o Bolsa Presença, criado com o intuito de garantir a segurança alimentar e  trazer o nosso aluno de volta para a sala de aula e alia o projeto com a formação de articuladores que vão trabalhar com o esporte escolar, que é uma grande paixão dos estudantes da rede. São temas que se complementam”, avaliou a educadora.
                
De acordo com o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, para além da assistência do benefício do Bolsa Presença, fortalecer a relação entre família, escola e estudante é a melhor estratégia nesse contexto de aulas presenciais. “No nosso encontro de hoje, que envolve o programa Bolsa Presença e a formação de articuladores, debatemos também os Jogos Escolares da Bahia. Esses e outros temas vêm reafirmar o olhar das políticas educacionais para a busca ativa, o combate à evasão e o abandono escolar”.

Notícias Relacionadas