SEC apresenta Programa de Aprendizagem Profissional para empresas do setor produtivo baiano

Palavras-chave:
Com o objetivo de apresentar o Programa de Aprendizagem Profissional (Bahia Aprendiz) para representantes de empresas do setor produtivo baiano, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (16), um webinário. A atividade, transmitida na página do YouTube da SEC, pode ser conferida no endereço (https://bit.ly/3rOfz1U). O encontro contou com a participação de parceiro como a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e o Itaú Educação e Trabalho (IET).
 
O superintende da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância do programa para oportunizar a primeira experiência profissional para os estudantes dos cursos técnicos. “Este é um programa exitoso, através do qual já conseguimos efetivar 109 estudantes de Salvador que, desde setembro do ano passado, vêm participando de estágios e da prática profissional, e isso tem representado um salto qualitativo nas unidades escolares. Estamos apresentando o programa para iniciarmos, ainda este ano, mais uma etapa para mais de 1.400 vagas e novas oportunidades para os estudantes”.
 
O superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da SETRE, Marcelo Gavião, falou sobre o acesso dos jovens ao programa. “Esta é uma das iniciativas mais espetaculares do governo do Estado e que precisa ser aprimorada para que possa alcançar, cada vez mais, a um número maior de jovens, para que a gente tenha a capacidade de envolver um grande número de empresas comprometidas com a execução do programa e, também, de poder pensar em um Estado que integre a educação e o acesso ao mundo do trabalho nos últimos anos do jovem no Ensino Médio”.
 
Sobre o programa - O Programa de Aprendizagem Profissional é uma política pública de caráter permanente, que reúne a qualificação profissional e a inserção no mundo do trabalho em uma única ação e que estabelece a obrigatoriedade de as empresas de médio e grande portes contratarem aprendizes entre 14 e 24 anos, para assegurar formação técnico-profissional metódica aos aprendizes. 
 
O encontro ainda contou com a participação da superintendente do IET, Ana Inoue; do chefe de Inspeção do Trabalho da SRT, Maurício Melo; da auditora fiscal do Trabalho, Tais Arruti, que apresentou a legislação e os benefícios da aprendizagem profissional; do diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Wendell Machado; da coordenadora de Estágio, Emprego e Renda da SEC, Jaiane Fiaz; e da aprendiz do programa, Tamara Alves.

Notícias Relacionadas